A Prefeitura de Amarante, por meio da Comissão do Programa Selo Unicef, realizou a composição e posse do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento, que foi conduzido pelas articuladoras Maria Arlenilsa e Leudiane, foi realizado na Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (20).
Representantes de escolas das redes Estadual e Municipal de Ensino – além de 200 alunos, secretários, assessores da atual administração, convidados e também o prefeito Diego Teixeira participaram da programação, que teve início às 9h.
Uma palestra motivacional foi ministrada ao público presente pela psicóloga amarantina, Maria Clara. Ainda como parte da programação, houve uma apresentação musical dos jovens Batista e Ana Clara.
Em seguida, houve explanação da proposta do Nuca, realizada pela mobilizadora Marcieva. Ao todo 20 jovens do município se manifestaram para a composição do Núcleo.
O secretário municipal de Gabinete, Josineide Amorim, mencionou ao público um exemplo de transformação social como exemplo de sucesso da implantação NUCA. “Vi na internet o depoimento emocionante de um jovem adolescente que teve a sua vida transformada por meio de ações como esta. O município de Amarante está de parabéns pelo grande passo que dá com a criação do NUCA e ainda pelas ações que estão sendo projetadas.”
O prefeito Diego Teixeira considera que a iniciativa é importante para a conquista do Selo Unicef, ação que ele intitulou espaço de valorização de jovens adolescentes de Amarante.
“O núcleo é importante porque a gente precisa ouvir os adolescentes para que nos aproximemos mais e possamos saber o que eles querem para o futuro da nossa cidade. Na verdade é um espaço de valorização de jovens adolescentes do nosso município. Esse núcleo será, sem dúvida, o elo de ligação entre os organizadores e as crianças de Amarante. A importância agora é dialogar, ser tolerante, respeitar um ao outro, fazer políticas públicas e dar qualidade de vida para o nosso povo”, disse o gestor.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Brandão, o foco precisa ser dar as mãos para fazer de Amarante uma cidade melhor. “Eu não tenho dúvidas de que esse é o futuro de Amarante, que daqui para a frente nossa cidade terá outra cara com novas oportunidades, pois esta será a maior obra de Amarante porque contempla a transformação da nossa juventude. Nós vamos dar as mãos para fazer um Amarante diferente.”
O secretário de Educação, Ironilson Lima, enfatizou a importância da conquista do Selo Unicef para o município, como também exaltou a necessidade da participação dos jovens na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar político e solcial.
“O município de Amarante, por meio da Comissão do Selo Unicef, dá o primeiro passo para a conquista do Selo, que visa adotar políticas públicas para a juventude. O Nuca tem como objetivo a representação dos jovens de Amarante, sendo a voz e o voto que eles necessitam, trazendo recomendações e reivindicações dos anseios da juventude para que a gestão possa trabalhar as políticas voltadas para o bem-estar político e social. Eu quero parabenizar a gestão do município e a comissão do Selo Unicef por este passo importante. Quero também agradecer a todos os jovens que estão lotando esse espaço da Câmara Municipal, participando e contribuindo com o anseio de melhorar o nosso lugar”
Diego Teixeira enfatizou ainda que diversas ações vêm acontecendo no município envolvendo a participação de jovens em várias áreas. “Isso a gente tem buscado e tem melhorado na questão do esporte e em todas as outras áreas como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, etc.. Temos como exemplo o Mirim Cidadão, que veio preencher uma importante lacuna em nosso município. Antes de assumirmos, as pessoas diziam que os jovens de Amarante viviam ociosos. Eu quero apenas pedir a esses adolescentes que dialoguem para que a gente possa chegar à conquista do Selo Unicef”, encerrou.
Fotos: Leomar Duarte