Cinegrafista da TV Clube Teresina

Comerciante agride cinegrafista da TV Clube durante registro de fiscalização em comércio de Teresina

Polícia


Durante gravação de imagens em fiscalização dos comércios em Teresina, um cinegrafista da TV Clube foi agredido na tarde desta terça-feira (05) pelo dono de um estabelecimento.

A equipe da TV acompanhava a Guarda Civil Municipal (GCM), que estava fiscalizando o cumprimento do decreto municipal de quarentena na região central da capital. A restrição para funcionamento de atividades comerciais foi determinada em razão da pandemia da covid-19 até o próximo dia 21 de maio.

O cinegrafista Pablo Silva estava trabalhando em frente ao estabelecimento comercial que, segundo o G1/PI, estava descumprindo o decreto. Ao deixar o local por determinação da GCM, uma mulher atingiu o equipamento de filmagem. Um homem, segundo o site, deu dois tapas no cinegrafista e um terceiro participou das agressões. O pessoal da equipe foi afastada pela GCM.

Um boletim de ocorrência foi registrado online. O delegado do 1º Distrito Policial, Sérgio Alencar, disse que o caso será investigado e que os suspeitos vão responder por dois crimes.

“Pela descrição, é possível que essas pessoas sejam enquadradas no crime de tentativa de dano, já que uma delas bateu na câmera. O segundo crime vai depender do exame de corpo de delito, que pode ser a prática de vias de fato ou lesão corporal”, explicou Sérgio Alencar.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais e o Piauí e a Federação dos Jornalistas (Fenarj) emiiram nota de repúdio pela agressão sofrida pelo cinegrafista.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público repudiar e condenar o ataque sofrido por uma equipe de reportagem da TV Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo, na tarde deste dia 5 de maio de 2020, terça-feira, quando acompanhava a fiscalização da Prefeitura de Teresina no cumprimento do Decreto Municipal que proíbe o funcionamento do comércio da Capital nesse período crítico de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O mais lamentável é que as agressões físicas de comerciante à equipe de reportagem da emissora de televisão, que cumpre um papel social importante e fundamental na divulgação das medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 e da importância da política de isolamento social, ocorreram na presença de agentes da Guarda Municipal de Teresina. Os agentes públicos municipais foram omissos na medida que presenciaram as agressões verbais e físicas e não agiram para impedi-las contra os (a) profissionais da imprensa no pleno exercício do jornalismo para bem informar à sociedade piauiense. O Sindjor-PI e a Fenaj lamenta tal ocorrido e exige do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), adoção de medidas no sentido de que a força de segurança municipal impeça atos de violência contra os profissionais de imprensa, principalmente nas coberturas jornalísticas durante as fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Teresina para garantir a política de isolamento social. Vale lembrar que jornalistas cumprem um papel social importante e relevante neste momento de crise e de pandemia a qual exige de cada cidadão e cidadã o compromisso de contribuírem para o isolamento social.

Teresina, 5 de maio de 2020
Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário