O Comando Geral da Polícia do Piauí emitiu recentemente uma portaria que define normas e condutas que deverão ser obedecidas por policiais em entrevistas aos meios de comunicação. O documento trata também do uso de mídias sociais por parte dos militares.
A portaria foi assinada pelo comandante geral, Coronel Lindomar Castilho, e enfatiza a necessidade de “estabelecer critérios da padronização da conduta dos policiais militares”.
Dentre as mudanças que passam a valer está a de conceder entrevista. Segundo a portaria, nenhum policial militar poderá falar com a imprensa sem estar “expressamente autorizado e orientado pelo Comandante-Geral da PMPI ou pela Diretoria de Comunicação da PMPI”.
Os policiais não poderão “fazer referência, comentar ou opinar, pela Imprensa e Mídia em geral, sobre assuntos político-partidários”, como também não deverão participar de debates em meios de comunicação ou redes sociais sem a autorização do Comando Geral.
A portaria proíbe também que os militares utilizem elementos que permitam a identificação da Polícia Militar, como fardamentos, por exemplo, em entrevistas na imprensa ou redes sociais com finalidade exclusiva de evidenciar sua imagem pessoal.
O texto atinge de modo específico militares que buscam disputar cargos eletivos nas eleições municipais de 2020, que já divulgam ideias e propostas em redes sociais. Associações que representam os militares já estão questionando a portaria do Comando Geral. O departamento jurídico está analisando o documento.
Compartilhe este post