EL PAÍS

Com esses dispositivos, parecerá que você está em casa (mesmo que tenha saído de férias)

Tecnologia

“Tudo na sua casa que dê a impressão de estar habitado será um seguro de prudência muito eficaz: não baixe totalmente os estores, e considere a instalação de um relógio programável que ilumine a casa por zonas, ligando e desligando luzes e alguns electrodomésticos às tempos diferentes, diferentes…”. Esta é uma das dicas oferecidas pelo Polícia em seu site para tentar dissuadir os ladrões quando não estamos em casa e, com isso, já dá uma dica do que a tecnologia pode fazer para melhorar a segurança doméstica. E se, em vez de um temporizador, fossem usadas lâmpadas inteligentes que ligam e desligam em diferentes horários e cômodos? E se as persianas forem automatizadas? E se usarmos um assistente inteligente para reproduzir rotinas diárias? As opções são múltiplas e o controlo total está no telemóvel: graças a ele, é possível gerir remotamente todos estes ‘gadgets’ ou agendar horários para não ter de estar à espreita todos os dias.

começando com o básico

Para simular a presença em casa não é necessário ter aparelhos sofisticados. Alguns tão básicos como um smart plug ajudam a dar alguma inteligência aos dispositivos que já temos em casa: um candeeiro, a televisão, qualquer electrodoméstico… Com a vantagem de que por um pequeno gasto —TP-Link Tapo 115 o Plugue Inteligente Xiaomi Mi Podem ser boas alternativas por menos de 25 euros—, pode programá-lo para ligar ou desligar e até controlar o consumo de energia, entre outras coisas.

Nesse sentido, e se preferir adquirir dispositivos inteligentes sozinhos, as lâmpadas conectadas estão entre as opções mais acessíveis e com as funcionalidades mais úteis no dia-a-dia — e não só quando vai de férias. Assim, além de acendê-los e desligá-los à distância, permitem regular a intensidade da luz e até o seu calor em função da tarefa a realizar ou da hora do dia (o Philips Hue White Ambiance são uma das referências mais completas); e alguns modelos também acendem em cores diferentes, como o SPC Aura 1050.

Outros dispositivos interessantes devido à sua capacidade de simular a presença em casa seriam os sensores de movimento que acendem uma luz no corredor ou em um jardim se detectarem que alguém está se aproximando (o que daria a impressão de que foi uma pessoa que fez isso) . ); sistemas de irrigação automáticos também controláveis ​​que dariam a sensação de que as plantas não foram negligenciadas; ou alto-falantes inteligentes como os novos EchoPop ou qualquer um dos Google Nestque ajudam a controlar tudo com a voz e reproduzir músicas em diversos momentos do dia ou conversas gravadas, por exemplo.

No entanto, nem todos os dispositivos são tão baratos ou fáceis de instalar quanto os anteriores. Os sistemas de automação de persianas são um exemplo disso; Claro, eles são especialmente interessantes porque, segundo especialistas, um dos aspectos que os ladrões mais prestam atenção para descobrir se alguém está em casa é justamente se ela permanece na mesma posição por dias. E é que para programar o funcionamento das persianas é necessário, antes de tudo, instalar um motor que permita subir e descer de forma autônoma, como os oferecidos por empresas como somfy o Lexman, disponível em diferentes tamanhos, cujo custo ultrapassa facilmente os 200 euros. E, a partir daí, use um dispositivo que permita conectá-lo à Internet.

rotinas automatizadas

O que acontece quando existem vários dispositivos inteligentes em casa com potencial para simular que estamos em casa? Que podem ser usados ​​em conjunto para reproduzir o que acontece na casa quando você se levanta, ao entardecer ou quando vai dormir. Nesse sentido, os assistentes inteligentes (Alexa, Google Assistant, Siri…) têm muito a dizer, pois qualquer um deles permite criar esse tipo de cenas a partir de seus apps. Assim, pela manhã pode-se configurar que em determinado horário as persianas se abram e o rádio comece a ser ouvido; no fim da tarde as luzes da sala e a televisão eram acesas; E na hora de dormir, as persianas eram abaixadas e tudo desligado.

você pode seguir O PAÍS Tecnologia em Facebook y Twitter ou cadastre-se aqui para receber nossos newsletter semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa