COM AUXÍLIO DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO, 152 FORAGIDOS DA JUSTIÇA FORAM PRESOS ENTRE 2023/2024

COM AUXÍLIO DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO, 152 FORAGIDOS DA JUSTIÇA FORAM PRESOS ENTRE 2023/2024

Polícia

POR: ASCOMPC/MA

Um trabalho silencioso e incógnito, o Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão (CIPC) é uma ferramenta especializada na produção de indícios que levam à captura de foragidos da justiça e na elucidação de crimes. Nesta sexta-feira(28), um balanço elaborado pela Delegacia Geral de Polícia apontou que 152 pessoas foram presas entre os anos de 2023/2024, com auxílio direto e indireto do CIPC.

De acordo com relatório, 108 criminosos foram localizados e presos em 2023, e 44 no primeiro semestre de 2024. Os foragidos da justiça maranhense foram capturados em diversos estados da federação, a exemplo, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Piauí.

Com dois núcleos no estado, o CIPC cumpre um importante papel na elucidação de crimes principalmente cometidos contra a vida, além do enfrentamento aos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva , o combate da criminalidade é missão primordial dos policiais e precisa ser feito com inteligência e tecnologia.“A atual gestão da Polícia Civil vem apostando em uma nova roupagem para o seu setor de inteligência, com técnicas avançadas para o uso de equipamentos e mecanismos que possibilitem os avanços nas investigações e elucidações de crimes, com as prisões de seus autores”,destacou Paiva.

Alguns casos  

No dia 31 de dezembro de 2023, o trabalho do CIPC foi fundamental para a localização e prisão do principal suspeito de assassinar a jovem Ana Caroline Sousa Campelo, de 21 anos, ocorrido no dia 10 de dezembro de 2023, no município de Maranhãozinho. O alvo foi preso na cidade vizinha de Centro do Guilherme.

Em outra ação, deflagrada em janeiro deste ano, na cidade de Caruaru, interior do estado de Pernambuco, o núcleo de inteligência da PC-MA, conseguiu prender um homem investigado pelo assassinato do empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, o Nando Net, ocorrido no dia 22 de agosto de 2022, em Turiaçu.  

Também foi com auxílio do CIPC, que as demais forças de segurança do Maranhão conseguiram, no dia 26 de abril deste ano, resgatar o promotor de justiça aposentado, Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, que estava sendo mantido em cativeiro em um imóvel situado na Vila Maracujá, região do bairro do Maracanã, zona rural de São Luís. A vítima foi sequestrada por criminosos encapuzados no dia 23, no bairro do Sol e Mar.

Em 2023, após nove dias de ações ininterruptas em áreas remotas do interior do Maranhão, equipes da Polícia Civil, com apoio do setor de inteligência, conseguiram prender um foragido da justiça maranhense investigado de cometer vários homicídios, roubos e tráfico de drogas em cidades do interior do estado. A força-tarefa para capturar o indivíduo considerado de altíssima periculosidade, iniciou na cidade Arame no dia 02 de outubro de 2023, sendo ele preso no dia 11, na cidade de Guaraí, no estado do Tocantins.

Outro caso de grande repercussão ocorreu na manhã do dia 24 de junho do ano passado, quando o agente de trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), Wiryland de Oliveira, de 40 anos, foi assassinado a tiros durante a remoção de um veículo que estava estacionado irregularmente na avenida São Marçal, nas proximidades da feira do João Paulo. O proprietário do veículo, por não concordar com a remoção, efetuou os disparos contra o agente.

No final da tarde do mesmo dia em que ocorreu o crime, após um minucioso trabalho do CIPC, equipes de vários departamentos da Polícia Civil conseguiram elucidar o caso com a prisão em flagrante do principal suspeito de cometer o crime. O homem foi localizado na Vila Piçarreira, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

Segundo o delegado José Nilton Souza , diretor do CIPC , essas e outras prisões foram executadas com base nos dados processados pelo Núcleo de Inteligência da PC-MA.“Hoje é possível que as demais unidades da Polícia Civil tenham acesso às informações geradas pelo CIPC , o que auxilia na localização de criminosos ,dando uma rápida resposta à sociedade”,pontuou o delegado.


Fonte: Polícia Civil do Maranhão

Compartilhe este post
Canal da SorteMacedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário