CLIENTES DO BNB – O gerente geral do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), João da Cruz, e o agente de desenvolvimento do BNB, Chagas Nunes, ambos do município de Água Branca, estiveram nesta terça-feira (13) em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Amarante e com a Secretaria Municipal de Agricultura.
O objetivo do encontro foi a apresentação dos benefícios da Lei 13.340/2016, que concede descontos especiais de até 85% para quem tem débitos contraídos até 2006.
“Hoje nós estamos pedindo o apoio das entidades e órgãos públicos para fazer chegar até essas pessoas essa informação. Essa Lei vai até o final do ano, e nós estamos estruturados para atender toda a demanda”, diz o gerente.
Em todo o município de Amarante, segundo ele, serão beneficiados 1.220 clientes, todos enquadráveis na Lei 13.340/2016.
O Banco assegura que o desconto é maior para quem contraiu débitos até 2006, “mas quem contraiu até 2011 tem uma condição também de anistia proporcional”, reforça João da Cruz.
“Esse é realmente um prêmio para os clientes de todos os bancos. Essa é uma oportunidade que ninguém pode perder. O governo federal trabalhou com base na situação de crise para as definições dessa Lei”, completa.
Os clientes do BNB de Amarante foram os primeiros escolhidos para a usufruírem dos benefícios da lei, segundo o agente Chagas Nunes, por dois motivos: “pela grande quantidade de operações e pela facilidade de mobilização dos clientes.”
“Amarante é o município que mais tem produtores enquadráveis na Lei. Mais de mil desses produtores serão contemplados com esse desconto de 85%, onde o cliente pode liquidar seu débito com apenas R$ 160,00. O outro motivo de começarmos por Amarante é a fácil mobilização pela grande parceria que temos com o STR, Emater e com a Secretaria de Agricultura.”
De acordo com o agente, o dia reservado pelas agências do Banco do Nordeste em todo o Brasil será 20 de junho, terça-feira. No município de Amarante, o encontro do BNB com os clientes vai acontecer na sede do STR, a partir das 9h.
“Nós vamos nos mobilizar no dia 20 de junho, vamos trazer instrumentos de crédito e até boleto nós vamos providenciar para o cliente liquidar o seu débito. A maior vantagem do Pronaf B é que o desconto é tão bom que vale mais à pena liquidar do que renegociar”, encerra o agente.
A reunião agendando o encontro do dia 20 entre os clientes e o banco aconteceu na manhã desta terça-feira. Do STR, participaram a presidente Luíza Neta, o secretário geral, Leomar Duarte; o secretário de políticas agrícolas e agrárias, Luís Neto Barbosa; e da Secretaria de Agricultura participou o servidor José Augusto.
Clientes do BNB beneficiados pela Lei 13.340 | Foto: Denison Duarte