Cisternas

Engecor dá prazo de 75 dias para instalação de 231 cisternas do Água Para Todos em Amarante

Amarante

As 231 cisternas do programa Água para Todos, que chegaram a Amarante em julho de 2014 para serem instaladas na zona rural do município ainda estão alojadas no bairro Novo Limoeiro sem nenhuma utilização. As famílias cadastradas têm buscado explicações sobre a demora na instalação junto ao Comitê Gestor, que provocou uma reunião nesta sexta-feira, 6, com os representantes das empresas responsáveis.
Do encontro, participaram a Prefeitura Municipal de Amarante, membros do Comitê Gestor do programa, um engenheiro da Engecor e também um representante da Dalka – empresa responsável pela fabricação, transporte, instalação e fiscalização da obra.
A instalação das cisternas, que deveria ter sido iniciada em novembro, assume o papel de prover o abastecimento d’água às famílias durante o longo período sem chuvas em toda a zona rural do município. A demora na execução dos serviços implica no desperdício da água no período chuvoso e, consequentemente, falta d’água durante a estiagem, que se intensifica em agosto, setembro, outubro e novembro.
O secretário de Administração, José Paulo de Sousa, foi incisivo na cobrança por considerar abusivo o atraso nas instalações e por entender a necessidade das famílias da zona rural do município. “Um dos maiores erros é o atraso da empresa e não sermos comunicados, nem a prefeitura e nem o comitê gestor”.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Engecor, Robson Mororó, o atraso tem como justificativa o afastamento da empresa que havia sido contratada para o serviço. “A Dalka sublocou cinco operadoras com instaladoras em cinco estados. No caso de Amarante, a empresa que ficou responsável era a que estava instalando as cisternas nos municípios vizinhos. Infelizmente ao chegar a data, em novembro, ela não compareceu.”
Em Amarante são 217 famílias a serem beneficiadas com o programa Água para Todos. Ao todo 231 cisternas chegaram ao município em julho de 2014. De acordo com Robson Mororó, as cisternas que ficarem remanescentes serão destinadas a outras famílias que atenderem aos pré-requisitos do programa.
O comitê é formado pelo Luís Neto Barbosa, Eutália, Josilene Maria, Antonio Clovis, Paulo Henrique, Rosângela, João Luís e Leomar Duarte. “Elas foram treinadas e todas têm os critérios para instalação da cisternas” encerra o engenheiro.
A empresa que havia sido contratada para a instalação das cisternas e não cumpriu os prazos foi afastada, segundo o engenheiro. A Engecor assegura que uma nova empresa deverá cumprir as instalações em toda a zona rural de Amarante dentro de 75 dias.
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos: Leomar Duarte

[nggallery id=53]

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa