Menu...

13 de dezembro de 2017

Cavalo morre com suspeita de raiva na zona rural de Amarante; outro animal apresenta sintomas


Hospital de Olhos

Um cavalo morreu por volta do meio-dia desta quinta-feira (11), na comunidade Nova Olinda, zona rural de Amarante, com os sintomas da raiva.

De acordo com o funcionário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí  (Adapi), Evaristo Rodrigo dos Santos, outro equino está apresentando paralisia nos membros traseiros.

Segundo ele, os dois cavalos estiveram em quarentena durante dois meses na comunidade Serragem, na zona rural de Amarante.

Os exames após sintomas da raiva e morte animal

“Os dois animais apresentaram os sintomas reais no último dia 7. Estou esperando uma equipe chegar de Teresina para realizarmos a coleta do material para os exames”, afirmou Santos.

A Adapi informou ao Somos Notícia que, se constatada a morte por raiva, todos os moradores da comunidade terão que ser vacinados.

“Se ficar confirmado que os animais morreram de raiva, nós vamos notificar a Secretaria Municipal de Saúde para vacinar as pessoas do lugar. A raiva é contagiosa e não tem cura no ser humano”, completa.

O responsável pela transmissão da doença é o morcego. De acordo com a Adapi, o material para os exames deve ser coletado em até 12 horas após a morte do animal.

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE