3:11 pm - quinta-feira novembro 24, 1583

Alunos do Pitágoras II representam Amarante no Salão do Livro do Piauí 2017, em Teresina; fotos!

Edição e postagem: Denison Duarte, em 11-06-2017 17:06 | Última modificação: 11-06-2017 20:18
Hospital de Olhos

PITÁGORAS II NO SALIPI – O município de Amarante esteve representado no Salão do Livro do Piauí (Salipi) na última sexta-feira (9) por 60 alunos do colégio Pitágoras II e também por funcionários, alguns familiares e professores da instituição de ensino.

Antes da viagem, o corpo discente conheceu parte da biografia do amarantino Odilon Nunes, um dos homenageados do 15º Salipi, iniciado no dia 2 de junho, com encerramento neste domingo (11).

O evento aconteceu no espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina.

Para os alunos, a ida ao encontro com a cultura literária foi marcada por momentos importantes, um deles foi a participação de professores e alunos em uma mesa redonda que teve como título ‘Sociedade e Cultura no Piauí Republicano’.

A atividade da escola aconteceu como parte do projeto 2017, ‘Do mundo da leitura para a leitura do mundo’ (Lajolo), do grupo Pitágoras.

O evento, mediado pelo apresentador e jornalista Cinéas Santos, teve como debatedores Francisco Alcides do Nascimento, Cláudia Cristina da Silva Fontineles e Pedro Vilarinho Castelo Branco. Na ocasião do debate, realizado no Cine Teatro da Ufpi, houve com o mediador observações temáticas feitas pela professora Arlenilsa Santos em narrações sobre a história do Piauí.

Um primeiro contato com novas obras e autores ainda desconhecidos para os alunos, fez do passeio um universo de magia e encanto. Para eles, pareceu curto o tempo destinado à visita diante da ansiedade em conhecer melhor o Salão e as obras.

Complementando a viagem, sob a coordenação pedagógica da diretora Francisca Borges, os alunos fizeram uma visita ao encontro dos rios Parnaíba e Poty e também à ponte estaiada, um dos monumentos da capital.

A compra de obras conhecidas e desconhecidas foi inevitável para os alunos. O objetivo do projeto, segundo o Grupo Pitágoras, é desenvolver a leitura como fonte de prazer e de conhecimento do mundo no processo de aprendizagem.

“O interesse dos alunos em conhecer o Salipi e em adquirir obras de autores conhecidos ou não, é parte do cumprimento da proposta pedagógica do projeto. Estamos completando mais uma importante etapa educacional, sempre valorizando o desenvolvimento da leitura como fonte de prazer”, disse Francisca Borges ao agradecer aos pais e familiares pelo apoio e confiança na realização da aula passeio.

 

Pitágoras II no Salipi, em Teresina | Fotos: Kaline, Joelma, Josenkarmen, Girlane, Arlenilsa, Rayssa e Francisca Borges

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE