3:11 pm - sexta-feira novembro 24, 7533

Chapa 02 vence as eleições em Amarante e Luíza Neta é a nova presidente já empossada do STR

Edição e postagem: Denison Duarte, em 22-02-2016 01:41 | Última modificação: 23-02-2016 22:51
Hospital de Olhos

Os agricultores de Amarante escolheram Luíza Neta como a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) neste domingo (21), e como vice o lavrador Antonio Neto.

A decisão aconteceu em novo e democrático pleito por meio do voto direto nas doze seções da zona rural e também da sede do município.

Ao todo, 2030 eleitores estavam aptos a votar. A diferença de Luíza Neta para a representante da Chapa 01, Ângela Maria, foi de 123 votos.

A festa de comemoração teve início na sede do sindicato, após a divulgação dos resultados. Na ocasião da vitória, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag) empossou os novos diretores com direito a discurso dos eleitos.

No ato da posse, as chaves das repartições da entidade e do veículo do STR foram entregues pela ex vice-presidente Ronalva Feitosa, que fez um discurso de agradecimento e de felicitações à Luíza Neta e aos diretores eleitos.

Dos ex-diretores, Ronalva Feitosa foi a única a fazer o repasse da entidade aos recém-eleitos durante a solenidade de posse. Os demais não permaneceram no STR para a solenidade.

Para Leomar Duarte, da chapa eleita, a vitória representa mais do que ganhar nas urnas. “A organização dos trabalhos neste pleito fez a diferença, apesar de todas as tentativas de manobras contra nós, vindas de todas as partes”, afirmou Leomar Duarte, ao dizer que a eleição da Chapa 02 quebrou um tabu de décadas de sofrimento e descaso ao homem do campo.

No ato da posse, a presidente eleita fez seu discurso e falou de lutas em conjunto em benefício do agricultor. “Estamos chegando agora, prontos para trabalharmos em parceria com o homem do campo e com a Fetag. Precisamos reconhecer que temos muito a aprender. Precisamos do apoio de todos e da nossa união para conseguirmos nosso objetivo”

O secretário geral da Fetag, Antonio José, considerou que o pleito foi organizado, se comparado à primeira eleição em abril, quando se deu a vitória de Ângela Maria por apenas seis votos de maioria sobre Luíza Neta.

“Ficamos preocupados com o primeiro processo, que foi muito tumultuado. Para esta nova eleição, nos articulamos melhor e organizamos uma comissão eleitoral, inclusive com pessoas de fora para dar sustentabilidade ao pleito. Eu não tenho dúvidas que a chapa vencedora vai administrar bem o Sindicato, e a Fetag vai estar apoiando e ajudando a planejar as ações da entidade, até porque os trabalhadores merecem uma diretoria que possa facilitar o acesso às políticas públicas”, disse Antonio José.

A participação da Fetag foi considerada pelo advogado da Chapa 02, Marco André, como essencial para a conclusão dos trabalhos eleitorais. “A Fetag fez um excelente trabalho, diferente da primeira eleição, que gerou a suspensão da posse e uma consequente anulação das eleições.”

Sobre a vitória de Luíza Neta, o vereador Rogério Macêdo relembrou ao Somos Notícia as provocações do prefeito Luiz Neto por telefone em abril de 2015 na noite da eleição que foi anulada pela Justiça por fraude. “Eu não vou revidar porque não sou igual a ele. Eu não fui ligar para ele fazendo chacota da cara dele como ele fez comigo porque eu tenho dignidade.”

O vereador participou das comemorações iniciais, que aconteceram nas ruas e avenidas de Amarante em carreata na noite deste domingo com agricultores e simpatizantes dos representantes da Chapa eleita. A Assessoria Jurídica da chapa vencedora também participou das comemorações com o público.

Para o advogado Gabriel Pierot, a vitória é do conjunto. “Eu tenho enorme satisfação em trabalhar pela chapa 02. A vitória é do conjunto, mas os maiores vencedores foram os trabalhadores rurais em razão da renovação deste sindicato, pois ele vai ser o que tem que ser e fazer o que tem que fazer, que é trabalhar para o povo deste lugar.”

A Chapa foi assessorada pelos advogados Diego Teixeira e Marco André. Este último realizou os trabalhos jurídicos para a candidata em Amarante desde o primeiro pleito eleitoral da entidade por meio da parceria entre os escritórios Araújo & Soares Rêgo Advogados Associados e Pierot Advocacia. Com ele, atuaram os advogados Gabriel Pierot, Vítor Vinícius, Avelina Sousa e Dra. Dina.

A Polícia Militar de Amarante e a Força Tática do município de Água Branca realizaram a segurança do processo de votação durante todo o dia.

Edição, fotos e postagem: Denison Duarte

Luíza Neta – presidente eleita

STR eleições 1

STR eleições 2

STR eleições 3

STR eleições 4

STR eleições 5

STR eleições 6

STR eleições 7

STR eleições 8

STR eleições 9

STR eleições 10

STR eleições 11

STR eleições 12

STR eleições 13

STR eleições 14

STR eleições 15

STR eleições 16

STR eleições 17

STR eleições 18

STR eleições 19

STR eleições 20

STR eleições 21

STR eleições 22

STR eleições 23

STR eleições 24

STR eleições 25

STR eleições 26

STR eleições 27

STR eleições 28

STR eleições 29

STR eleições 30

STR eleições 31

STR eleições 32

STR eleições índice

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE