Menu...

13 de dezembro de 2017

Diego Teixeira e centenas de prefeitos participam de evento na APPM sobre Diálogo Municipalista


Hospital de Olhos

Por meio de uma parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou nesta terça-feira (15) um evento com o tema Diálogo Municipalista – desafios locais, com gestores de todo o Estado. Dentre os prefeitos presentes estava o de Amarante, Diego Teixeira.

A saúde pública, considerada um tema que requer atenção especial, foi o assunto principal do debate desta terça-feira. Com a redução de recursos por meio das PEC’s 86 e 95, a perda de R$ 400 bilhões no próximos quatro anos em todo o país já começa a ser alvo de preocupação de gestores municipais.

A parte mais afetada com a redução dos valores será a Atenção Básica. Atualmente são 22% dos recursos gastos pelos municípios só com a saúde, que também será afetada com o fim das Farmácias Básicas.

Cada município terá que comprar mais de cem tipos de medicamentos que antes eram oferecidos pela rede de farmácias populares, passando a ser destinado a cada município um ganho de apenas R$ 0,48 a mais no orçamento para a aquisição dos medicamentos.

“Não resta dúvida de que o fim das Farmácias Populares nos prejudica, e muito, até porque o que vai ser repassado aos municípios como acréscimo no orçamento é irrisório. Os municípios estão sufocados precisando de um amparo maior. Além das nossas dificuldades em fazer gestão pública com responsabilidade, agora temos essa redução de recursos em todo o Brasil”, considerou o prefeito de Amarante, Diego Teixeira.

O governador Wellington Dias, a vice-governadora, Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira e deputados estaduais participaram do evento. Wellington garantiu aos municípios a entrega de academias públicas e centros de fisioterapia.

Já o senador, anunciou aos gestores a aquisição de uma ambulância e um consultório odontológico para cada um dos 224 municípios. Segundo ele, o repasse será feito em duas parcelas: a primeira, prevista para setembro e a segunda, para dezembro.

O evento teve também a participação da supervisora de Saúde de Amarante, Margareth; da coordenadora de Vigilância em Saúde, Luciana Noleto; e do secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão.

Diálogo Municipalista | outros participantes

Dentre outros participantes, o evento contou com a presença de vereadores, vice-prefeitos e agentes municipalistas, com a finalidade de debater assuntos relevantes da Saúde como Dívida Previdenciária, comprometimentos financeiros com o SUS, arrecadação própria e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Diálogo Municipalista tem como foco: Saúde | Evento aconteceu na APPM
diálogo municipalista amarante prefeito Diego Teixeira

Tags:

Comente aqui

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE