chuvas bairros alagados

Chuvas deixam bairros alagados em São Luís do Maranhão: “incomum para a época”, diz meteorologista

Maranhão

Na Grande São Luís do Maranhão, fortes chuvas caíram nos últimos dias, surpreendendo os moradores por ser incomum chover tanto em pleno mês de agosto, resultando em bairros alagados em vários locais da cidade.

Andrea Cerqueira, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, informou que está ocorrendo um fenômeno incomum para esta época do ano.

“Temos vivido um processo de instabilidade forte na atmosfera, na região Norte do Maranhão, e que vem causando fortes chuvas, especialmente agora no final de agosto. É uma chuva que não é normal para a época, e nós já temos chuvas muito acima da média do que era esperado para esse ano e para este mês”, disse ao g1.

Somente nesta quinta-feira (25) foram registrados 53 milímetros de chuva, o que está acima do esperado para todo o mês de agosto. Segundo a previsão, há possibilidade de mais chuvas para os próximos dias e a atenção deve ser redobrada.

“Essa circulação atmosférica que tem predominado, que tem causado essas chuvas, basicamente é uma circulação presente no atlântico sul e que tem colocado muita umidade e ventos fortes para a região Nordeste. Essa área de convergência está formando nuvens carregadas. Temos uma perspectiva de perdurar por esses dias, então por isso a atenção deve ser redobrada, principalmente em relação a raios e ventos fortes”, explica Andrea.

Diversos bairros, a exemplo do Jardim Tropical, Vinhais e Estrada de Ribamar (MA-201) registraram fortes correntezas. Nesses locais, o tráfego de ônibus e automóveis costuma ser intenso.

Os motoristas tiveram que reduzir a velocidade e acender os faróis ficando mais atentos para evitar acidentes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou alerta amarelo de chuvas intensas para a região Norte do estado. O alerta indica perigo potencial e teve início nessa quarta-feira (24) com previsão de término nesta quinta-feira.

Segundo o Inmet, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas, mas é preciso ficar atento.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa