O diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí, Chico Lucas, recebeu na manhã desta segunda-feira, 30, a visita do promotor público aposentado, José Osmar Alves, que deverá assumir a gestão do órgão a partir da próxima quarta-feira, 1º.
A visita do novo gestor foi permeada de reuniões setoriais com as diferentes equipes técnicas e de reconhecimento do funcionamento desses setores, dentro do Interpi, a exemplo da Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais (GPCT), o trabalho de Demarcação Urbanística – REURB e do sistema de Registro de Informações Agrárias (Regina), dentre outros.
chico Lucas apresenta novo diretor-geral do Interpi, José Osmar
Em sua fala de agradecimento às equipes de trabalho, Chico Lucas relembrou os principais avanços que marcaram a sua gestão, tais como a modernização tecnológica do Instituto de Terras, com a digitalização de todos os processos de regularização e adoção do Portal SEI, realizado ainda antes da Pandemia provocada pela COVID-19, que possibilitou com que o trabalho e atendimento aos requerentes não tenham sido descontinuados e ainda permitiu um excelente grau de transparência nos processos em tramitação.
Também destacou a implantação do sistema Regina e do e-Terras, além da normatização administrativa e jurídica pela qual órgão passou recentemente, sendo hoje considerado um dos mais modernos e com maior grau de transparência, na área de regularização fundiária do Brasil.
Para futuro gestor José Osmar, um dos responsáveis pelo início do processo de revolução administrativa, jurídica e tecnológica pelo qual o órgão passou, a partir de 2015, o novo perfil do Instituto é digno de todos os aplausos e também é bastante promissor.
“Quando cheguei aqui, em 2015, a situação do Interpi era bem diferente e muito difícil. Eu tinha como missão principal enfrentar e moralizar, dando continuidade ao trabalho do procurador João Batista, que também enfrentou e fez forte combate às irregularidades existentes na época e também à grande inoperância do órgão, causada principal pela acentuada falta de estrutura. Hoje, após as competentes gestões que nos sucederam, como o Herbert Buenos Aires e agora o Chico Lucas, fico muito feliz em retornar à casa, e perceber seus avanços, agilidade e transparência, em um alto nível das grandes agências públicas do mundo”, recapitulou José Osmar.
Em sua fala aos servidores e equipes técnicas responsáveis pela regularização das terras devolutas do Estado, José Osmar declarou que à sua grande alegria em retornar ao Interpi se soma o desafio de dar continuidade a todo o trabalho, mantendo a excelência, e, eventualmente, de avançar em algumas coisas.
“Os pequenos produtores rurais, que fazem a agricultura familiar, tão especiais para todos nós, assim como são para nossa governadora Regina Sousa, terão sempre prioridade, bem como também estaremos aqui para atender médios e grandes produtores, no seu direito a produzir de modo totalmente regularizados e documentados”, concluiu.
O novo gestor informou ainda que seu retorno à direção do órgão se dá também como forma de contribuição ao projeto do governo, do qual ele e Chico Lucas fazem parte e que para o qual é muito importante garantir que o Interpi mantenha todas as condições de seguir desenvolvendo todas as suas ações da política de regularização fundiária estadual, mesmo com a saída de Chico Lucas.
No final das visitas, José Osmar agradeceu e elogiou a Chico Lucas pelo competente trabalho à frente do Interpi.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.