Chapadinha-MA registra queda de granizo em fenômeno raro

Maranhão

Moradores do município de Chapadinha, a 247 km de São Luís, foram surpreendidos pela rara queda de granizo na noite deste sábado (16). O fenômeno, acompanhado por forte ventania, relâmpagos e trovões, foi registrado por diversas pessoas nas redes sociais (confira no vídeo no final da matéria).

Segundo relatos, pequenas pedras de gelo caíram durante a intensa ventania, atingindo ruas e residências do município. Apesar do susto generalizado, não há informações de feridos ou danos materiais.

A ocorrência de granizo é atípica no Maranhão, devido ao clima predominantemente quente da região. Especialistas explicam que o granizo se forma em nuvens cumulonimbus de grande extensão vertical, geralmente após dias muito quentes.

Dentro dessas enormes nuvens, nas partes com temperaturas abaixo de zero, as pedras de gelo se desenvolvem. Quando as correntes ascendentes não conseguem mais sustentá-las no ar, as pedras caem das nuvens.

Vale ressaltar que em outubro, em Lagoa Grande, também ocorreu registro de granizo, resultando em danos, como a remoção de parte do forro de um posto de combustível e tetos de residências. O fenômeno, embora incomum, destaca a peculiaridade climática da região.

Compartilhe!
Afonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusAvante EducacionalMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersAlternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
DoraTurNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa