AMARANTE

São Francisco do Maranhão

Adelbarto e Governo do MA vão construir 100 casas em quatro comunidades de São Francisco

Publicado em

São Francisco do Maranhão

Cem casas – Representantes da Secretaria Estadual das Cidades estiveram em reunião com o prefeito eleito de São Francisco do Maranhão, Adelbarto Santos, na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (12).
Juntos, apresentaram o projeto de construção de cem casas em comunidades franciscoenses, através do Programa de Habitação Rural, implantado no Maranhão pelo governador do Estado, Flávio Dino.
De acordo com Adelbarto Santos, nesse primeiro momento do programa, as cem famílias que vão ser contempladas são das comunidades Tapera, Caraíbas do Norte, Mimoso e Várzea Comprida.
Segundo os representantes da Secretaria das Cidades, as famílias têm que morar em casas de taipa ou adobe e serem cobertas de palha.
“Cada família não pode ter renda mensal que ultrapasse 2 salários mínimos. Nós vamos priorizar famílias com idosos, deficientes ou com muitos filhos. As casas de taipa vão ser demolidas para a construção das novas com tijolo e cobertas de telhas”, afirmou Ana Cláudia – da Secretaria.
O programa já está na sua fase inicial no município, mas a construção somente vai começar nos primeiros meses de 2017. “Vamos fazer o levantamento das famílias, uma pré-inscrição de todas, fazer fotos do imóvel atual e traçar as coordenadas  geográficas das casas, além de preparar toda a documentação. A análise, até janeiro deve estar pronta. Para a construção, vai ser feita uma licitação. A previsão de início da construção é no início de 2017”, explicou Ana Cláudia ao Somos Notícia.
Adelbarto Santos afirmou em entrevista concedida ao site que há localidades no município que não têm água encanada, energia elétrica, e que ainda são cobertas com casas de taipa e em regiões quase inacessíveis.
“Há localidades sem água, energia e com todas as casa cobertas de palha e sem acesso. Abrir estradas é um dos nossos objetivos para que chege até essas famílias Saúde, Educação e demais programas que vamos trazer para São Francisco do Maranhão“, disse.
Sobre a execução do programa que vai construir as cem casas no município, o prefeito eleito relembrou que essa era uma das suas propostas de governo apresentadas durante a campanha.
“A gente quer fazer com que as portas se abram para que possamos levar melhorias à nossa população. Essa conquista vem coroar o programa de campanha que a gente fazia. Nós ficamos felizes porque esse é um projeto muito bom, e que vai deixar São Francisco muito melhor por dar condições mais dignas de vida a cem famílias carentes da nossa cidade”, encerra.
O governo do Maranhão vai entregar até março do próximo ano, 1500 casas em 15 dos 30 municípios que vão integrar o programa em todo o estado.
Participaram também do encontro com o prefeito eleito na Câmara de Vereadores, o engenheiro civil – Audivan, os representantes da equipe social da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Walber Amorim e Rabelo

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em São Francisco do MA

Discussão de apresentação do projeto de cem casas aos franciscoenses

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

São Francisco do Maranhão

Vereadora Roseanne Almeida realiza roda de conversa sobre autismo, em São Francisco do Maranhão

Publicados

em

roda de conversa autismo vereadora

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Maranhão sediou nessa sexta-feira (05), a partir das 8h, a I Roda de Conversa sobre Autismo, ação idealizada pela vereadora Roseanne Almeida.

O evento teve a presença de diversas profissionais especialistas, que foram convidadas para debaterem sobre o assunto, com base no seguinte tema: Inclusão, Direitos, Importância da Intervenção Interdisciplinar no Autismo.

O encontro, que teve como convidadas mulheres com filhos autistas, contou também com a presença do promotor de Justiça de São Francisco do Maranhão, Leonardo Bezerra, e do secretário municipal de Saúde, Raimundo Neto.

A convidada, especialista em psicopedagogia, Maria Rosália Sousa Oliveira, falou ao público sobre Autismo e Inclusão. O encontro abordou também temas como : Ser autista na fase adulta, assunto que foi conduzido pela convidada Ana Karonile Silva, que é vice-presidente da AMA Floriano.

Dentre outros assuntos amplamente debatidos está a ‘Política de Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista’, palestra que foi conduzida pelo promotor Leonardo Bezerra.

Ao final do evento, a vereadora e organizadora do evento, Roseanne Almeida, e os profissionais convidados fizeram a entrega de lembranças às mães sob forma de reconhecimento da sua dedicação diária.

Leia Também:  São Francisco do MA começa a vacinar idosos a partir de 60 anos contra a Covid-19

“No ano passado foi criada uma lei no nosso município que dá todos os direitos a crianças com transtornos do espectro autista. É, no entanto, muito importante a visibilidade, a conscientização, a sabedoria para nós mães termos consciência do que é o autismo. O meu sentimento hoje é de gratidão a Deus e a todos os envolvidos nessa corrente de solidariedade, de modo especial às mães. Portanto, contem comigo como mãe, como cidadã e como vereadora”, disse a legisladora.

O promotor de Justiça de São Francisco do Maranhão, Leonardo Bezerra, considera que o tema não está presente ainda na pauta das autoridades. “Nas comarcas onde já trabalhei é a primeira vez que tomo conhecimento de um evento dessa natureza para tratar deste tema. Me parece que ele carece de muito diálogo com a sociedade, autoridades e com profissionais da Saúde, Educação. Portanto, trazer esse tema para as pautas é muito importante, pois são pessoas que estão na sociedade e no nosso dia a dia e precisam de atenção e de um olhar especial. Somente essa informação poderá melhorar e transformar essa realidade”, disse ele.

Leia Também:  Festival de Verão 2019: veja fotos do primeiro Luau em São Francisco do Maranhão

Raimundo Neto fez uma avaliação positiva sobre a roda de conversa. “Sem dúvida, este é um evento muito importante, como pai e secretário municipal de Saúde, a gente está aberto para receber a todos. A exemplo do que disse o nosso promotor, é um processo de construção. Será muito muito importante a realização de outros encontros como este”, considerou o secretário.

Os demais legisladores falaram sobre a importância da roda de conversa e reforçaram apoio à vereadora Roseanne Almeida.

Colaboração: Vando Clepi

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA