Alunos, professores e servidores do Centro de Ensino Estado de São Paulo(CEESP), em São Francisco do MA, (URE) de Timon, realizaram um Sarau Cultural na última sexta-feira (9). O evento celebrou os autores nordestinos ‘Ariano Suassuna’ e ‘José de Alencar’.
A comunidade escolar também participou do evento. A organização realizou na última quarta-feira (7) uma exposição sobre o tema, também tratando da vida e obra dos autores.
A exposição e o Sarau Cultural contaram com a participação dos diretores Odair Miranda e Telma Alves. Alunos da instituição levaram ao público presente músicas, coreografias, teatro, literatura de cordel e desfile com personagens dos autores homenageados.
Sobre Ariano Suassuna e José de Alencar, a exposição contou com exibição de painéis produzidos pelos alunos com temas das obras dos autores, cantinho da literatura de cordel e exposição de Xilogravura.
Na ocasião, foram ainda apresentados caricaturas e jogos literários sobre a vida e obra dos autores. Ariano Suassuna foi poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Em 1989, foi eleito para a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi eleito para a cadeira nº 18 da Academia Pernambucana de Letra e em 2000, ocupou a cadeira nº 35 da Academia Paraibana de Letras.
José de Alencar foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro, sendo um dos maiores expoentes da corrente literária denominada “indianista”Em 1966, a obra mais importante do autor, intitulada “Iracema”, foi muito elogiada por Machado de Assis, que escolheu Alencar para patrono da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras.