A comunidade católica de Amarante celebrou neste sábado os 100 anos da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Areias. As festividades aconteceram com uma programação especial que incluindo celebrações religiosas e apresentações culturais.
A capela de Areias, como é carinhosamente conhecida, é um marco histórico e cultural para a cidade.
As festividades
A programação dos 100 anos da capela de Areias iniciou com uma Santa Missa às 18h, seguida de apresentações sobre a história da comunidade e louvor com artistas da terra. A cerimônia contou com a presença de diversos padres, convidados especialmente para a data.
Além das celebrações religiosas, o evento também inclui um curso de noivos, que ocorrerá em dois dias e contará com quatro palestras. O curso será realizado no Centro Pastoral Joaquim de Araújo Macêdo. As palestras ocorrerão na sexta-feira (20), a partir das 18h, e no sábado (21), a partir das 8h30.
Construída em regime de mutirão pelos primeiros moradores do bairro Areias, a capela de Areias é um símbolo da fé e da união da comunidade católica de Amarante. O bairro, na época da construção da capela, era conhecido como “Bairro dos Pedreiros”. Segundo informações, ele tinha este nome em razão da grande quantidade de construções realizadas pelos seus moradores, tanto em Amarante quanto em cidades vizinhas.
A celebração dos 100 anos da capela de Areias representa, para os católicos, um momento de fé, história e cultura, fortalecendo os laços da comunidade e preservando a tradição religiosa local.
Fotos: João Filho
Compartilhe este post