Como resultado de uma proposta do componente curricular Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, sob a orientação do prof. Dr. Jailson Almeida, a fim de que os discentes desenvolvessem um olhar mais acurado sobre o livro didático de Língua Portuguesa, os alunos do 6º bloco de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Parnaíba, desenvolveram o E-book “A (des) articulação das práticas de linguagem no livro didático de Língua Portuguesa”.
A inciativa surgiu da necessidade de que os estudantes, em processo formativo, pudessem conhecer como são escolhidos e organizados os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados nas escolas públicas e privadas. A partir da proposta de produção de artigos científicos como método avaliativo do componente curricular, os alunos exerceram o senso crítico construído ao longo da vida acadêmica. As análises feitas e expostas nos artigos são visualizações a partir de diferentes pontos de vista, podendo abrir espaço para novas ideias.
De acordo com o prof. Dr. Jailson Almeida o foco incidiu sobre a análise dos diferentes livros didáticos de Língua Portuguesa, amplamente adotados no Estado do Piauí e no Brasil também, com a intencionalidade de perceber se esse material didático contempla ou não, de forma articulada, as práticas de linguagem preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2018) quanto à oralidade/leitura, escuta, produção de texto e análise linguística/semiótica.
Para a aluna Ana Beatriz Sobrinho o E-book aumenta a visibilidade de estudos na área das Letras, bem como aumenta a divulgação de diferentes conhecimentos e pensamentos. “Julgo que pensar que teria um artigo publicado foi um incentivo para pesquisar, teorizar e defender o tema que estávamos abordando. Com a proposta, fui visualizando a grande influência que o livro didático tem para o professor. Tudo isso passa a ser único, pois estar em um curso de licenciatura e poder analisar um material que é um ‘amigo’ na hora da regência é fundamental”, ressalta.
O benefício parte desde a formação dos discentes, na condição de futuros profissionais mais competentes e habilidosos, à comunidade acadêmica que recebe o conteúdo publicado. A universidade promove a função de alinhar a tríade ensino, pesquisa e extensão, mesmo na modalidade de ensino remoto.
O aluno Guilherme Aynerson Brito relata sua experiência com a atividade. “Eu nunca havia publicado um livro por editora. O prof. Dr. Jailson pagou toda a produção em forma de presente à turma, esse é um ponto válido a ser ressaltado. Além do exposto, beneficia-nos como pesquisadores iniciantes, uma vez que agora temos um artigo em um livro com ISBN. É possível notar, também, que nossas produções podem incitar e embasar uma reforma do trato nas práticas de linguagem nos livros didáticos de língua portuguesa”, destaca o aluno.
“Temos a certeza de que a publicação deste E-book reforça a tese segundo a qual o ensino deve articular-se com a pesquisa para fomentar o potencial científico, a necessidade de uma postura investigativa, ancorada nas mais diferentes correntes teóricas sobre a língua/linguagem e da prática pedagógica. O livro vem preencher algumas lacunas no ambiente acadêmico, principalmente no Piauí, mesmo que várias pesquisas sobre a temática já tenham sido realizadas”, finaliza o prof. Dr. Jailson Almeida.
O E-book estará disponível, gratuitamente, a partir do dia 31 de março, através do link: https://editoradialogos.com/ebooks/a-desarticulacao-das-praticas-de-linguagem-no-livro-didatico-de-lingua-portuguesa/