A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em Teresina, na manhã desta quinta-feira (12), a campanha ‘Sangue é Vida’, ação que contou com a participação de 52 doadores para o banco de sangue do Hemopi.
Dentre os doadores estavam servidores e assessores municipais como Guilherme Teixeira (tesoureiro) e os secretários Adriano Silva (Finanças), Ana Tércia (Assistência Social), Ronaldo Brandão (Cultura e Turismo), Diogo Josennis (Meio Ambiente), Ilana Vilarinho (Planejamento) e outros voluntários, a exemplo do pastor Wilson Martins – da Igreja Wesleyana de Amarante.
Durante a realização da campanha, dois pacientes em situações emergentes – um necessitando de doação de plaquetas e outro de sangue, foram atendidos pelos doadores de Amarante. Um terceiro caso, também de doação de sangue, foi resolvido por meio da campanha ‘Sangue é Vida’. Os dois pacientes que receberam a doação de sangue são de Amarante.
“O mais importante é o bem-estar que surge em nós pela ação de servir a quem necessita. É um gesto que nos deixa felizes por sabermos que sangue é vida. Essa iniciativa veio, sem dúvida, num momento importante para o Hemopi e também para Amarante”, considerou a secretária municipal de Saúde, Antonia Carvalho.
O diretor-geral do Hemopi, Jurandi Martins, acolheu os doadores de Amarante e intitulou a campanha de corrente de solidariedade. “É de grande valia essa ação de Amarante que está trabalhando conosco realizando essa campanha de doação de sangue. Por sermos o único Hemocentro do estado, temos que atender a toda a demanda do Piauí. É importante que cada um tenha esse compromisso social. Hoje, nós tivemos essa feliz recepção aos amarantinos, por meio do prefeito Diego Teixeira, com muitas pessoas nessa corrente de solidariedade que é a doação de sangue”
A supervisora de captação de doadores, Susane Rocha, disse que o Hemopi abraçou e agradeceu Amarante pela campanha. “O Hemopi agradece essa iniciativa da prefeitura de Amarante. Nesse período, as doações costumam diminuir. A gente abraça essa campanha e agradece. Essas parcerias são importantes por manter o nosso estoque para atender às solicitações dos hospitais públicos e privados do estado.”
Colaborar para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida foi o que enfatizou sobre a campanha o doador e tesoureiro, Guilherme Teixeira. “O prefeito está procurando fazer com que todos se conscientizem e mostrem respeito ao próximo, pela vontade de fazer o bem. Os casos de pessoas que precisaram de sangue e plaquetas de forma emergencial nos deixou muito felizes porque pudemos colaborar para que elas tenham melhor qualidade de vida.”
O secretário Ronaldo Brandão parabenizou a organização da campanha ‘Sangue é Vida’ e referiu-se ao ato de servir como uma missão necessária. “A administração está de parabéns por esse gesto! A gente fica emocionado porque é uma forma de estar salvando vidas. Ninguém foi forçado a vir, todos se disponibilizaram! Essa é a nossa missão na terra, pois quem não vive para servir não serve para viver.”
O doador e pastor da Igreja Wesleyana de Amarante, Wilson Martins, participou da campanha. Segundo ele, o exemplo da prefeitura é válido e deve ser seguido. “A gente vê o maior exemplo de doação quando Jesus doou o sangue dele por nós. O livro de Levítico diz que sangue é vida, e Jesus fala que ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelo seu irmão. A iniciativa da prefeitura é muito válida! Seria muito bom se todos pudessem aderir a campanhas como esta. A atitude serve de exemplo, e deveria ser seguida por outras cidades.”
O comunicador Francisco Oliveira (o Marrom) foi um dos doadores de plaquetas em uma emergência durante a execução da campanha. “A gente gostou demais de doar, o que me deixou feliz. Vi também o caso da mulher que precisou do sangue em emergência ao seu sobrinho. O melhor é a gente fazer o bem sem ao menos conhecer a pessoa.”
A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Tércia, falou da importância da continuidade da campanha para ajudar a quem precisa. “Eu achei extremamente positiva, não só pelo gesto, mas pela mensagem que passamos. A gente tem que dar esse tipo de exemplo. Foi, sem dúvida, um passo importante. Só quem já precisou um dia sabe da importância dessa ação. O município vai continuar com essa campanha, por uma questão humana. Todos gostaram e ficaram empolgados. Esse foi também um grande momento de confraternização. Todos estavam bem, felizes e leves por estarem sendo solidários.”
O prefeito Diego Teixeira, em seu perfil no Facebook, falou da felicidade e da importância da campanha como um momento de solidariedade. “A Campanha Sangue é Vida me deixou muito feliz pela quantidade de voluntários que trouxemos para o Hemopi, em Teresina. Com a correria do dia-a-dia na nossa vida profissional foi preciso oportunizar esse momento de solidariedade. O importante é nos colocar como exemplo para que outras empresas, órgãos e prefeituras possam se espelhar em nossa ação. Esse é um gesto de carinho e de amor à vida. É também um compromisso que assumimos e que a cada seis meses possamos mobilizar nosso município para essa campanha, de forma mais ampliada. Nessa demonstração de solidariedade tivemos a participação de servidores e também de secretários, a quem agradeço em nome da nossa secretária Antonia Carvalho pelo empenho nessa campanha”.
Fotos e vídeo: Leomar Duarte
Campanha Sangue é Vida | Hemopi, em Teresina
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BqkyEkAULJk&w=560&h=315]