Caju anão enxertado – Depois de distribuir 1000 mudas de caju aos agricultores de Amarante na semana do dia 4 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em parceria com o Emater, conseguiu outras 1500 mudas.
Ao todo, o STR completa a distribuição de 2500 mudas do caju anão enxertado em toda a zona rural do município em pouco mais de duas semanas.
A ação do STR contou com a participação da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí Ltda (Cajuespi), sob a presidência de Lenildo Lima.
Os diretores do Sindicato, Luíza Neta e Leomar Duarte, presidente e secretário geral – respectivamente, receberam as mudas com a presença do supervisor territorial do Emater, Antônio Alexandre, e com o apoio do gerente de empreendedorismo do órgão, Ronaldo Brandão.
O STR reforça que a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a cultura do caju no município.
A presidente do STR, Luíza Neta, aponta os cuidados com o manuseio das mudas. “Eles(os sócios) vão ter que molhar com frequência as mudas porque as chuvas já estão bastante escassas, e os pés de caju podem não resistir e morrer”, afirmou.
Para receber os pés de caju o agricultor deverá procurar o setor de Políticas Agrícolas e Agrárias do STR portando a carteira de sócio da entidade.
A entrega será feita durante a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada na próxima sexta-feira (15).
Edição e postagem: Denison Duarte