Press "Enter" to skip to content

Flexibilidade no trabalho: buscas por home office crescem no Google, apesar da redução das vagas remotas 

Após o impacto da pandemia, o home office se tornou uma realidade para muitas empresas no Brasil, com aproximadamente um terço (33%) das organizações adotando o formato de teletrabalho, conforme pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). Embora essa porcentagem tenha diminuído devido a gradual retomada das atividades presenciais, as buscas por vagas home office e termos relacionados continuam em alta na internet, sugerindo contínuo interesse dos brasileiros pelo trabalho remoto. Essa tendência é evidenciada por levantamento da plataforma Onlinecurriculo, especializada em currículos online.Neste mês, as buscas pelo termo ‘vagas de emprego home office’ cresceram 22% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação a junho de 2021, o crescimento passou de 200%.

image1 2
Anunciantes Somos Noticia

Quando considerado o conceito amplo “home office”, as buscas neste mês registraram um aumento de 42% em relação a junho do ano passado. Observa-se que o pico das buscas ocorreu em março de 2020, ano em que a pandemia foi oficialmente declarada, despertando um grande interesse pelo regime remoto, até então uma novidade para a maioria dos brasileiros. Esses dados sugerem que o teletrabalho pode ser mais do que apenas uma tendência passageira, indicando um formato de trabalho que tem gerado cada vez mais interesse nos profissionais brasileiros.

image2 2

Lotte van Rijswijk, líder de conteúdo da Onlinecurriculo, destaca que o contexto pandêmico acelerou a implementação do home office, causando uma disrupção global nas organizações. Segundo a especialista, as empresas devem enxergar essa realidade de forma cautelosa e estratégica. “O home office agradou e frustrou muitas pessoas e tem seus prós e contras, mas uma coisa é certa, as empresas que não considerarem as flexibilidades oferecidas pelo teletrabalho, como a possibilidade de evitar o trânsito, ter uma agenda mais maleável e a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, correm o risco de perder grandes talentos para empresas concorrentes”, avalia. 

Entre as buscas no Google sobre home office que mais cresceram no último ano, destacam-se também: ‘trabalhos home office’ e ‘trabalho home office meio período’, ambas registraram crescimento de mais de 100%.

image4
Fonte: Google Trends 2023 vs 2022

Ao analisar a segmentação por estados, São Paulo se destaca como líder nas buscas pelo home office, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. “O home office tem o potencial de impulsionar a diversidade cultural nas organizações, uma vez que este regime permite que talentos de diferentes estados se candidatem a vagas em empresas de todo o país”, completa Rijswijk. 

image5 1
Fonte: Onlinecurrículo com dados do Google Trends (jun./2023)

Já entre as profissões que têm mostrado crescimento nas pesquisas por vagas home office na comparação anual, destacam-se as áreas de educação, com um aumento de 65% para professores, redação, com um aumento de 42% para redatores, psicologia, com um aumento de 41% para psicólogos, e programação, com um aumento de 35% para programadores.

image3 2

Diante desse contexto, é fundamental que as empresas estejam atentas às mudanças no mercado de trabalho, adaptando-se a elas de maneira ágil. Os dados podem servir como um bom indicador às companhias acerca de mudanças relevantes no perfil dos profissionais brasileiros. 

Sobre o Onlinecurriculo

Fundado em 2016, o Onlinecurriculo é um plataforma geradora de currículos on-line que tem como objetivo ajudar pessoas de todo o mundo a conseguir o emprego dos sonhos. Além de fornecer diversos modelos prontos de currículos e cartas de apresentação, a empresa, com sede em Brabante do Norte, na Holanda, permite que os usuários os personalizem de forma automatizada e rastreiem as vagas às quais se candidatam. Até o momento, estima-se que mais de 23 milhões de profissionais foram impactados por suas ferramentas. 

Compartilhe este post
0Shares
Mission News Theme by Compete Themes.