O buffet é uma tradição que acompanha famílias desde muitos séculos passados, sendo uma ótima forma de recepcionar pessoas e garantir que a reunião em casa, no trabalho ou em momentos especiais sejam marcantes.
Essa tradicional cerimônia não tem a sua origem definida, mas sabe-se que ela estava presente nos encontros da alta sociedade entre os séculos XVIII e XIX. Mesmo assim, ainda hoje esses encontros com mesas fartas de opções estão presentes no dia a dia.
Indo além disso, essa celebração ficou ainda mais fácil. Isso porque agora há a internet para alinhar, preparar e agendar a criação de doces e petiscos com menor esforço possível. Assim, você fica apenas com a parte boa!
Para explicar melhor sobre o buffet, nós preparamos este artigo e reunimos tudo o que você precisa saber antes de fazer o seu!
O que é um buffet?
Também conhecido como bufê, o buffet é uma cortesia que antecede grandes festas e eventos, onde uma mesa fica à disposição de todos os convidados com quitutes fáceis de serem levados à mão.
Essa cerimônia, embora esteja ligada aos eventos menos casuais, não impede que seja atrelada ao mundo moderno. Pelo contrário, as tantas facilidades hoje estimulam e tornam a criação de buffets populares a todo momento.
Por exemplo, é comum ver empresas contratarem serviços de buffets para dias e ocasiões especiais, como cumprimento de metas, happy hour e aniversários. Isso porque atualmente toda pessoa consegue solicitar e definir cardápios pela tela do celular.
Outro ponto a ser considerado, não há nenhuma obrigatoriedade em relação à oferta do buffet. Portanto, qualquer pessoa pode oferecer e não tem nada que restrinja o consumo aos períodos matutinos e vespertinos.
O único consenso é relacionado à oferta dos aperitivos. No geral, pode ser oferecido bolos, salgados, assados, frios, bolachas, cookies etc, mas o tamanho precisa ser adequado à mão da pessoa.
Ou seja, toda quitute oferecida no buffet precisa ser pensada e considerada que deve ser consumida sem a necessidade de prato ou ficar sentado.
Características de bons buffets
Bons buffets são marcados por cardápios ricos e que não se limitam às poucas opções de salgados e assados, dando um amplo leque de escolhas aos interessados em uma cerimônia rápida.
Como dito acima, os aperitivos servidos no buffet devem ser pequenos e práticos para então serem consumidos pelos próprios convidados como bem entender. Desse modo, eles não devem ser grandes o suficiente para necessitar de pratos.
Isso é um consenso e dificilmente você encontra eventos com mesas de recepção com pratos mais completos e extravagantes. Para isso, existe a alternativa do prato principal ou cerimonial, que traz uma refeição mais completa.
Por conta dessa característica, algumas empresas tendem a oferecer opções mais limitadas com a desculpa de ser um traço do buffet.
No entanto, dentre opções de salgados e assados existe um amplo leque de personalização, isto é, não há apenas coxinhas e mistinhos. Muito além disso, já que há uma extensa lista de opções de assados, salgados e quitutes em geral que podem ser preparados e acrescentados aos serviços de buffets.
Como organizar um buffet inesquecível
Organizar uma cerimônia única e memorável é algo fácil visto os tantos avanços na hora de contratar, definir cardápios e agendar essa importante cerimônia.
Para explicar melhor, veja as nossas dicas e descubra o que você deve fazer para organizar um buffet!
1. Defina necessidades dos convidados
O primeiro passo é saber das expectativas de cada um dos convidados do buffet, especialmente entre as pessoas que possam ter alergias ou preferências de gostos. Feito isso, basta ter tudo devidamente anotado para alcançar todas as expectativas.
2. Monte cardápios amplos
Uma boa cerimônia não deve ser limitada aos gostos e sabores do senso comum. Embora tê-los é uma forma de garantir o sucesso, investir em cardápios mais amplos é a principal forma de conquistar um espaço na memória dos convidados.
3. Considere o dia, horário e local
O dia, horário e local da futura cerimônia tem um importante papel na hora de organizar um buffet. Por exemplo, horários de confraternizações próximas ao almoço não precisam de doces enquanto os horários próximos aos fins do dia são mais receptivos aos docinhos.
Para acertar nesta dica, considere o dia, horário e local do evento, e tente definir quais seriam os próximos passos dos seus convidados.
4. Tente ser plural
Caso tenha opções de doces e salgados, tente ter ao menos três opções de cada. Indo além disso, selecionar aperitivos que agradem alérgicos, vegetarianos, veganos e intolerantes à lactose.
5. Confie em empresas especializadasO sucesso do buffet está estritamente relacionado à empresa que você decidiu confiar. Por isso, tente dar preferência aos negócios que contam com respostas ágeis, presença nas redes sociais e, acima de tudo, avaliações positivas nos sites, páginas e perfis em aplicativos.
Compartilhe este post