Bebê de 04 meses tem câncer raro nos olhos, e família pede ajuda em campanha no Piauí

Piauí

Em Teresina, familiares da pequena Antonella – uma bebê de 04 meses, buscam ajuda e agora correm contra o tempo depois que ela foi diagnosticada com um câncer raro nos olhos. A luta é para tentar manter a visão da menina.

Sessões de quimioterapia são necessárias o mais rápido possível para garantir que ela não tenha a visão afetada, o que vai custar à família cerca de 60 mil cada. Os familiares tentam conseguir o valor para o procedimento.

O profissional de Educação Física, Rodolfo Rodrigues, e a designer de interiores, Ana Carla Gouveia, que são os pais da menina, disseram que a criança vai precisar passar por sessões de quimioterapia intra-arterial para manter a visão, o globo ocular e a vida preservados.

A Dra. Mônica Santos Müller Campêlo, médica oftalmologista pela Universidade Federal do Piauí e especialista em oncologia ocular pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, explicou ao G1 o que é exatamente a doença.

“O retinoblastoma é o tumor intra-ocular maligno mais comum durante infância. Esse tumor está relacionado à existência de mutações genéticas no cromossomo 13. Essas alterações genéticas podem ser herdadas dos pais, quando ocorrem nas células germinativas que formam o embrião, ainda na concepção do bebê, dentro do útero materno. O retinoblastoma pode acometer somente um ou ambos os olhos. Quando os dois olhos da criança estão envolvidos, ele é chamado de bilateral. Nessa condição, o tumor possui um comportamento mais agressivo”, disse.

A doença não foi detectada quando a criança foi submetida ao teste do olhinho, assim que ela nasceu. Os pais perceberam que havia algo de errado quando fotografavam a filha à noite usando o flash das câmeras fotográficas: os olhos da criança tinham um fundo branco, o que geralmente tem uma cor vermelha em um reflexo.

A médica considera que esse é um ponto que pode ser observado, mas que pode indicar que o câncer já está em estagio avançado.

“Os pais devem ficar atentos ainda, à existência de reflexos brancos observados nos olhos quando a criança é exposta ao flash de uma fotografia, por exemplo. Essa é a chamada leucocoria (reflexo pupilar de coloração branca), o principal sinal do retinoblastoma, porém que muitas vezes aparece quando o tumor já está em estágio avançado. Outros sinais que devem chamar a atenção dos pais é o surgimento de estrabismo (desvio ocular) e baixa visual detectada durante a infância”, explicou.

Bebê de 04 meses tem câncer raro nos olhos, e família pede ajuda em campanha no Piauí
Bebê de 04 meses | Antonella
Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário