barragem de José de Freitas rompimento idepi

Idepi rebaixa sangradouro para evitar rompimento de barragem no Piauí

Piauí

BARRAGEM DE JOSÉ DE FREITAS – A interdição da passagem de pessoas e automóveis na estrada sobre a parede da barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, tem sido motivo de preocupação dos moradores da cidade. A interdição foi determinada foi feita pela Guarda Municipal mediante suspeita de vazamento e a possibilidade rompimento, detectadas na manhã deste domingo (8).
Segundo o site Saraiva Repórter, engenheiros do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) estão na cidade fazendo uma análise da real possibilidade de riscos aos moradores e buscando rebaixar o sangradouro para aumentar a vazão, o que deverá aliviar a pressão sobre a parede da barragem. Segundo informações, a capacidade da barragem é de 11 milhões de m³.
Um pescador, informou o geólogo José Iran Paiva Felinto, foi quem descobriu o vazamento. Ele disse ao blog Saraiva Repórter que a retirada de pedras da parede da barragem pode ter sido a causa, o que vai ser investigado.
O trabalho das equipes na recuperação da parede da barragem será feito após o rebaixamento do sangradouro, segundo o geólogo.
O site Realidade em Foco teria sido informado pelo vereador Erisvaldo Saraiva Rocha, que há o risco de rompimento da barragem e que a prefeitura vem cobrando os serviços de manutenção da parede da barragem desde 2013, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário