O Secretário de Turismo do estado do Piauí, Pablo Santos, esteve reunido na última segunda-feira (20) com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Antoniel de Sousa, para incentivar os prefeitos sobre a atualização cadastral de municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. O prazo para realizar essa atualização é até o dia 28 de março e pode ser feito através do site https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login.
De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), das 5.568 cidades do Brasil, apenas 2.940 estão inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro, que é uma ferramenta utilizada para reunir municípios com real vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Atualmente, o estado do Piauí possui 38 municípios nesse mapa.
Pablo Santos destacou a importância de os municípios realizarem o cadastro, uma vez que essa é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de turismo e para a atração de recursos para investimentos locais.
“O Mapa do Turismo ajuda a desenvolver políticas eficazes que impactam diretamente na vida das pessoas. É com ele que se tem o direcionamento dos investimentos e, consequentemente, melhorias na infraestrutura e o desenvolvimento do setor. Nosso papel é conscientizar e mobilizar para que o Piauí tenha mais municípios incluídos”, destacou o secretário.
Toninho de Caridade, presidente da APPM, reforçou a importância dessa integração entre as instituições. “Iremos contatar e informar todos os gestores municipais sobre a importância e o prazo de se cadastrarem no Mapa do Turismo, que é muito importante e que faz parte de uma busca de investimentos que o Estado e o Governo Federal proporcionam aos municípios. Estamos aqui para colaborar e realizar uma parceria de resultados, inclusive, com orientações sobre as exigências do MTur para participar do Mapa”, reitera.
Segundo o Mtur, os gestores municipais devem estar atentos às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário, o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Mtur, está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post