A atuação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) resultou na regularização do abastecimento de água nos Residenciais Encontro com Deus II e III, localizados na zona sudeste de Teresina. Cerca de 530 famílias foram beneficiadas com a normalização do fornecimento de água. Nessa quinta-feira, 15 de setembro, o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, recebeu o gerente jurídico da Águas de Teresina, Eduardo Lopes, e o trainner Vinícius Oliveira, na sede do órgão de defesa na zona leste de Teresina.
Durante o encontro, os representantes do Procon/MPPI e da Águas de Teresina fizeram uma avaliação do trabalho feito para fornecer água regularmente aos moradores dos dois residenciais. Segundo os representantes da companhia, no Encontro com Deus II e III foram efetuadas a troca de 300 metros de ramais, que eram compartilhados por todos os moradores da localidade. Os ramais são instalações que ligam a rede geral de água da rua com as instalações interna de um imóvel. Os serviços foram iniciados e concluídos entre maio e julho deste ano.
Em agosto, durante audiência com o Procon, a empresa informou que realizou o cadastro dos clientes para regularizar a situação destes. A Águas de Teresina informou que 170 famílias foram cadastradas. Desse total, 56% foram foram inseridas no programa de tarifa social, o que garante 50% de desconto na cobrança. Na oportunidade, a concessionária apresentou um mapa do projeto realizado. A extensão abrangeu 1.464 metros de rede, 50mm PVC. Realizada interligação de redes em pontos estratégicos, além da instalação de registros e descargas para ajudar durante a manutenção, caso seja necessário.
Na semana passada, foi realizada uma audiência sobre o caso. A presidente da Associação de Moradores do Encontro com Deus II e III informou que o abastecimento de água está regularizado, mas alguns moradores das partes altas estão reclamando que o fluxo da água está com menor pressão. Ela falou também sobre o valor da multa de religação.
O coordenador do Procon ressaltou que os moradores do Encontro com Deus poderão procurar o órgão de defesa do consumidor sobre a questão da multa.
Em relatório enviado ao Procon, a Arsete (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina) confirmou o atendimento do pleito de regularização do abastecimento de água no Residencial Encontro com Deus.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post