Na próxima sexta-feira (15) será realizada uma videoconferência com o Crédito Fundiário do Piauí, bancos do Nordeste, do Brasil e os coordenadores de polos sindicais. O tema da discussão, que terá a participação dos superintendentes das referidas instituições financeiras, será o Auxílio Emergencial e linhas de créditos disponíveis para os agricultores familiares do Estado do Piauí.
Só em Amarante, segundo informações, há quatro unidades produtivas do Programa Nacional Crédito Fundiário: Chapada do Bacuri, Vila Feliz, Chapada dos Marcos e Chapada do Filomeno. Todos os beneficiários, segundo o Crédito Fundiário, têm acesso ao Auxílio Emergencial do Governo Federal, independente de ser ou não beneficiário do programa Bolsa Família.
O Senado aprovou na quarta-feira, 22 de abril, por unanimidade, a ampliação das categorias de trabalhadores que podem receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal.
De acordo com a resolução nº 4.801, de 9 de abril de 2020, os agricultores e agricultoras familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) podem contratar a linha de Crédito Emergencial do Pronaf, de até R$ 20 mil.
A medida é resultado das condições de isolamento social e dos impactos na economia que estão sendo ocasionados pela covid-19.
Para a contratação é necessário que o interessado procure o Emater ou empresas de Assistência Técnica. O programa está disponível desde o dia 27 de abril, e as propostas devem ser elaboradas e encaminhadas ao banco.
A contratação, de acordo com o Crédito Fundiário, poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2020.
A resolução também possibilita a prorrogação do pagamento de parcelas vencidas ou a vencer do Pronaf até o dia 15 de agosto de 2020. As parcelas são referentes a operações de crédito que tenham sido contratadas por agricultores familiares, de 1º de janeiro de 2020 a 14 de agosto de 2020.
Compartilhe este post