AMARANTE

folguedos

Arraiá da Casarão Culturá aquece a tradição junina amarantina

Publicado em

Notícias de Amarante

Foto: Vicente de Paula

Tradição dos folguedos e Orgulho LGBTQIA+, comemorados neste mês de junho, estão presentes no Arraiá da Casarão Culturá, nesta sexta-feira (18/06, às 17:00 horas) na Casarão Cultural, Rua das Flores, Amarante-PI. A turma de dança infantil e a trupe bixanikas, ações desenvolvidas na Casarão, vão apresentar-se ao lado de atrações como a quadrilha Sarrupiá e o show de Joe Santos. Sorteios, rifas, brincadeiras, prendas e outras surpresas vão esquentar junto com a fogueira.

Enquanto as crianças ensaiam o cavalo piancó, as adolescentes se envolvem com a quadrilha e as Bixanikas estão trabalhando num hit que enaltece a comunidade LGBTQIA+: “Passamos o carnaval juntando tora de pau pra queimar na fronteira pra subir nosso astral. Pintosas e bonitas, afastamos o mal desse patriarcado e sua falsa moral.” Este é um trecho do refrão pleno de deboche que vai garantir a alegria da festança.

A rua das Flores e vizinhança estão mobilizadas para a festa contando com apoio de parceiras como Arte no Kilo, Padaria Vó Tereza, Nêga Ana, Wilma Carvalho (consultora de cosméticos), Pizzaria Velho Monge, Mercadinho HM, Ideal Internet, Pizzaria Lima, Churrascaria da Nay e Secretaria Municipal de Cultura, Rádio Cultura e TV Destaque.

Leia Também:  Ministério da Pesca inicia cadastro de criadores de peixe, em Amarante

A Casarão Cultural abriga diversas atividades culturais, biblioteca (de livros e vídeos), galeria de artes visuais, salas/aulas de dança, LIBRAS, teatro, acrobacia (tecido), residências artísticas, loja de souvenirs e um hostel para visitantes que forem encantar-se com deleites amarantinos e das redondezas. O espaço está aberto à visitação agendada de acordo com os cuidados sanitários recomendados. As aulas e residências artísticas ocorrem de forma remota e presencial, bem como as exposições e outras proposições. Um dos projetos de destaque do espaço chama-se Bixanikas, trupe de truques, closes e corres ilimitades contra o patriarcado.

Sem aglomerar, a Casarão promove eventos online que vão garantir a folia junina. Paulo Gomes, Vicente de Paula e Negro Val dão vazão ao projeto Bixanikas, nome do grupo de experimentos cênicos e musicais da Casarão, que já produziu marchinhas, sambas, funks, paródias e breves esquetes apresentadas nas Live no instagram da @acasaraocultural.

Depois do carnaval, o trio foca agora no arraial e afirma já está se preparando para o natal. Uau! O compromisso das artistas na luta contra a LGBTfobia se reforça nas letras e posicionamentos políticos/artísticos das Bixanikas. “Nascimento da festa” é uma música junina que visibiliza a cena LGBTQIA+ no contexto das quadrilhas e festas populares: “A rainha caipira é uma drag bem bonita, as noivas são sapatão e o padre da festa é um boy em transição”, são versos entoados pela trupe.

Leia Também:  Prefeitura de Amarante emite decreto de ponto facultativo para segunda-feira

O trio de artistas busca dialogar com diferentes vulnerabilidades da sociedade e pautam combater violência através do debate sobre inclusão, gênero, sexualidade, raça em articulação com projetos pautados em emancipação econômica e social através de ações artísticas. Seguindo todas as medidas de segurança e saúde pública necessárias, a Casarão já realizou exposições, lives com diversos artistas, aulas abertas de dança na Rua das Flores e o festival Sankofa em parceria com o Encrespa Amarante.

**Serviço:
Início da live “Arraial da Casarão Cultural”: 17:00; previsão de duração: 02 horas
Funcionamento da Casarão em dias úteis: Segunda à Sábado de 09:00 às 21:00 horas com intervalo para almoço das 13:00 às 15:00 horas.

A Casarão realiza projetos voltados à interação da comunidade como aulões de dança, exposições, oficinas, residências artísticas e outras ações voltadas à arte e cultura popular.
As aulas têm preços acessíveis a ser negociados com os professores.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de Amarante

Amarante vai sediar Torneio de Vôlei Masculino em agosto

Publicados

em

No dia 1º de agosto, Amarante vai sediar o Torneio de Vôlei Masculino, previsto para iniciar às 9h.

O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal, antigo Mirandão. Segundo a organização, o valor da inscrição às equipes participantes é de R$ 150,00.

O torneio tem a organização de Paulo Ricardo e Professor Maninho e está sendo apoiado pela Prefeitura de Amarante, Governo do Piauí, deputado estadual Oliveira Neto, Fundespi e Federação Piauiense de Voleibol.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Forró Lulu Cruz, de Amarante, e o melhor do Pé de Serra, animando todo o Médio Parnaíba; veja!
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA