Agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal interromperam na tarde deste domingo (04) a partida entre Brasil x Argentina, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 por descumprimento de protocolos sanitários.
A partida foi suspensa aos 14 minutos do primeiro tempo no estádio Neo Química Arena. Os jogadores permaneceram dentro de campo, mas a delegação da Argentina se retirou minutos depois da confusão.
Os agentes entraram em campo para interromper o andamento da partida. O motivo: quatro atletas da seleção argentina, sendo três titulares, não cumpriram regras sanitárias em território brasileiro e, portanto, não podiam entrar em campo para jogar.
A operação estava prevista para acontecer no vestiário, mas, segundo informações, a delegação da Argentina se trancou e disse que iria embora se alguém entrasse no local. O jogo teve início, mas foi paralisado pelos agentes.
Uma confusão se formou na beira do gramado. Messi e Neymar ainda conversaram e tentaram intervir, mas o clássico foi paralisado. Os jogadores da Argentina decidiram por descer ao vestiário, como também os reservas do
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, falou sobre a decisão. “Estamos lidando com pessoas de bem, com pessoas cultas que entendem o que é descumprir um regramento sanitário de um país. É feita a recomendação do isolamento e é dada a notícia da deportação e está claro que não foi acatado, por isso as providências são essas que estão atuando neste momento.”
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia emitido uma oficial antes da partida para alertar que quatro jogadores da seleção argentina havia descumprido regras sanitárias para entrar no Brasil. De acordo com o comunicado, Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero, deveriam ter sido colocados em quarentena e mandados de volta ao país de origem, pois mentiram na hora de desembarcar em território brasileiro. Três deles foram escalados entre os titulares pelo técnico Lionel Scaloni e Buendia ficou entre os suplentes.