A Prefeitura de Amarante vai inaugurar na próxima sexta-feira (17) o museu ‘Casas de Amarante’ na ocasião da entrega do título de cidadão amarantino ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira.
O museu Casas de Amarante será o primeiro do Brasil dividido em estações, que vão contar a história da Cultura, do comércio da Arquitetura e da religiosidade do município.
Como parte do patrimônio do museu estão a ‘Casa das Origens’, ‘Jardim da Poesia de Da Costa e Silva’, ‘Salão Bela Vista’, ‘Casa do Divino’, ‘Museu da Música’, ‘Museu da Dança’, ‘Casa dos Azulejos’ e ‘Botica’.
De acordo com a administração municipal, a obra está nos ajustes finais. A ideia da gestão é entregar aos amarantinos o mais novo conceito de museu do Brasil, valorizando elementos marcantes da história do município.
A obra de restauração dos casarões de Amarante faz parte do projeto VivAmar, que chega nesse momento à sua segunda fase. A primeira foi a requalificação do Alto Da Costa e Silva, que foi inaugurada no aniversário de 150 anos de emancipação política de Amarante, em agosto.
A terceira fase do projeto, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Brandão, será a criação de um calçadão com luminárias no Centro da cidade, obra que tem previsão de entrega no dia 19 de outubro, quando se comemora o Dia do Piauí.
Após as inaugurações, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, vai receber o título de cidadão amarantino, uma indicação do vereador e presidente da Câmara, Sebastião Campelo. Com Ciro, também vão receber títulos de cidadãos amarantinos o deputado Júlio César (Progressistas) e a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), indicações dos vereadores Luíza Neta e Luan Brandão – respectivamente
Compartilhe este post