Amarante conclui etapa de triagem de pacientes no programa Passo à Frente

Amarante

Nesta quinta-feira (17) foi concluída a medição, moldagem e avaliação dos pacientes que vão ser beneficiados com o programa Passo à frente. A ação, executada pela Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai encerrar a execução do programa com a entrega dos equipamentos auxiliares de locomoção, que deve acontecer em até 90 dias.

O programa, que tem como meta beneficiar mais de 5 mil pessoas em cem municípios piauienses este ano, foi executado em Amarante nos dias 15, 16 e 17, contemplando também Palmeirais, Regeneração, Santa Rosa e Jardim do Mulato. O Passo à Frente acontece no Piauí  por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A coordenadora de programas de estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Rosélia de Carvalho Moura Barbosa, considera que o município de Amarante se mostrou organizado para a execução do programa.

“Nós atendemos todas as pessoas. Os municípios de Amarante e Palmeirais trouxeram muitas pessoas, o que atendeu muito bem nossa expectativa. A acolhida ao programa foi uma das melhores por onde a gente já passou. O programa foi muito bem aceito em Amarante. Houve um pedido da secretária, do prefeito e de vereadores. Por parte do município, houve um esforço no sentido de atender bem a todos. Tinha uma pessoa para acolher, tinha assentos, água, café para todos, foi muito além do que esperávamos.”. afirmou a coordenadora.

O programa Passo à Frente foi idealizado para ser executado em três momentos. As etapas são apresentação do programa; medição, moldagem e avaliação; e entrega dos equipamentos, o que acontece em até 90 dias após o segundo momento.

“Hoje em Amarante, os profissionais do Ceir fizeram medição, moldagem e avaliaram se os equipamentos apropriados conforme a deficiência da pessoa”, reforçou Rosélia Barbosa.

“Eu considero que o evento foi um sucesso. Conseguimos mobilizar muita gente. Fomos a todas as comunidades rurais. Os últimos que vieram foi ontem às 15h. Eu acredito que nessa proporção foi a primeira vez que aconteceu. A gente sentiu o quanto as pessoas necessitavam desse serviço. Acredito que 90% das pessoas que nos procuraram foram contempladas. O pessoal do Governo do Estado esteve disponível o tempo todo, conforme as necessidades”, disse a secretária municipal de Saúde, Antonia Carvalho.

A secretária explicou como o programa chegou ao município. “A gente fez uma conferência municipal em dezembro, quando foi colocada a dificuldade das pessoas com necessidades especiais, ocasião em que a conferência solicitou o programa para Amarante visando ampliar a aquisição de equipamentos. A coordenadora do projeto no estado, Rosélia, se colocou à disposição e disse que ia fazer o possível para que Amarante pudesse sediar. Na ocasião, tivemos a participação de outros cinco municípios. Esse projeto foi também aprovado posteriormente pelos vereadores para que viesse para Amarante.”

O prefeito Diego Teixeira garante que a oportunização foi uma iniciativa importante para os portadores de necessidades especiais. “Fizemos uma mobilização importante em Amarante com um olhar voltado a todas essas pessoas com necessidades especiais. Todos os profissionais fizeram um excelente trabalho e, com isso, a população foi quem se beneficiou. A gente apenas fica feliz com essa conquista e em poder oportunizar a aquisição desses equipamentos que, sem dúvida, vai facilitar a vida de todos.”

Fotos e vídeos: Leomar Duarte e Gisele Duarte

Amarante se transforma em referência na execução do programa

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa