A Prefeitura de Amarante adotou a partir de fevereiro o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já vem com QR Code. Para obter a nova identidade, de acordo com a Junta Militar do município, é necessário apresentar o RG antigo, CPF, Certidão de Nascimento ou de casamento, duas fotos 3 x 4 e também comprovante de residência.
A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida no Piauí em dezembro de 2022. A Chefe da Junta Militar de Amarante, Raimunda Pachêco, explicou que todos os RGs já seguem o novo padrão.
“Iniciamos em fevereiro a emissão do documento no novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, e todos os que emitirmos a partir de agora serão com base no padrão nacional, que já vem com QR Code para acesso às informações no celular. Houve uma unificação, e o número do RG será também o CPF”, explicou.
As identidades vencidas, diz ela, “não estão sendo mais aceitas pelas instituições financeiras, e a prova de vida não é mais possível com o RG antigo”. O objetivo da mudança é desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos Estados, evitando fraudes.
O novo modelo prevê a integração de diferentes órgãos, viabilizando a realização de consultas em bases de dados com unicidade.
O QR Code do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional visa verificar também a autenticidade do documento, que poderá ser lido por qualquer cidadão, e ainda informar se a mesma foi furtada ou extraviada.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post