Aluna de 83 anos conclui curso técnico em Enfermagem no Piauí

Educação

A aluna de 83 anos, Osmarina Duarte de Sousa, comemorou recentemente a formatura em seu primeiro curso técnico, feito conquistado na véspera de completar 84 anos.

Com ela, outros 21 colegas concluíram o curso técnico em Enfermagem no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, situado na zona sudeste de Teresina. O cerimonial de formatura foi realizado no Theatro 4 de Setembro, um momento considerado de muita emoção para todos os formandos.

“Levei uma vida muito humilde, tive que trabalhar desde cedo como doméstica para outras famílias, por isso não pude ter filhos, pois não teria como cuidar deles. Mesmo assim, fiz muitos amigos por onde morei e hoje posso considerá-los como minha família. Apesar de tudo, sempre sonhei em estudar, fiz alguns cursos profissionalizantes (de curta duração) e finalmente consegui concluir meu Ensino Médio com um curso técnico em Enfermagem. É um sonho realizado, estou muito feliz!”, afirmou dona Osmarina.

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP)

O CEEP José Pacífico é uma instituição dedicada a oferecer educação profissional de qualidade para jovens e adultos, e oferece uma ampla gama de cursos técnicos integrados ao ensino médio, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja. A instituição de ensino tem ainda uma capacidade de atender a 1347 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite, a instituição oferece cursos nas áreas de informática, enfermagem, edificações, sistema de energia renováveis, manutenção automotiva, metrologia, análises clínicas, produção de moda, farmácia e segurança do trabalho.

A história de Osmarina Duarte de Sousa é um exemplo de que a educação é um direito e um bem para todas as idades. Ela, com 83 anos, decidiu investir em seu futuro e conseguiu alcançar seu objetivo, tornando-se uma enfermeira técnica. Sua dedicação e esforço são um incentivo para que outras pessoas de idade avançada possam seguir seus sonhos e investir em sua educação.

Em entrevista à imprensa, Osmarina afirmou que seu desejo é continuar seus estudos e se especializar em cuidados com idosos. Ela é um exemplo de coragem e determinação, e prova que a educação nunca é tarde para quem quer aprender e crescer.

Solidariedade na profissão

A estudante conta que agora pretende ajudar pessoas doentes e necessitadas com o seu conhecimento, bem como continuar os estudos. “Quero fazer o curso de computação para abrir ainda mais minha cabeça para as tecnologias. Tive muita ajuda de meus colegas de sala de aula para usar o computador para estudar, agradeço muito a eles, aos professores, a coordenadora e a diretora da escola que me apoiaram muito e incentivaram para que eu concluísse meu curso, apesar das dificuldades. Havia noites em que ficava muito cansada, só pensando em chegar em casa, quis até desistir, mas o professor pedia para ficar, para incentivar os mais jovens e hoje eu venci”, complementou.

Para a diretora da escola, Maria das Dores, conhecida como Dorinha, os estudantes se superara, mesmo com o período da pandemia do novo coronavírus, Hoje, segundo ela, a escola comemora a formatura de cerca de 500 estudantes em várias áreas.

“É muito importante esse momento para mim como diretora, para os coordenadores e professores. Nosso aluno quando sai da escola já é direcionado para o mundo do trabalho e sabemos que ele vai vencer na vida”, comemorou a diretora.

A oferta de cursos

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, assegura que o plano de governo tem como meta para o ensino técnico-profissionalizante o aumento da oferta, a qualidade e também a estrutura disponíveis para os cursos.

“O que projetamos para o futuro é a diversificação desses cursos. Acelerar, avançar e modernizar o ensino, entendendo que o fazer profissional é importante para o acesso ao mundo do trabalho. Nosso objetivo é preparar esse aluno para o mundo do trabalho e ajudá-lo a realizar seus sonhos, sendo inclusive meta do governador Rafael Fonteles a criação de 80 mil empregos e a educação profissional é peça-chave para esse resultado”, finalizou o secretário da Educação.

Com informações do Gp1

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa