Aesp inicia mais uma turma do Curso de Operações de Inteligência para Forças de Segurança

Aesp inicia mais uma turma do Curso de Operações de Inteligência para Forças de Segurança

Polícia

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nessa segunda-feira (18), a solenidade de abertura do Curso de Operações de Inteligência (COI). O evento contou com a participação de 30 profissionais da Segurança Pública, que se capacitarão para atuar na área de inteligência, em conformidade com a legislação vigente e as diretrizes específicas para operações de inteligência.

Com uma carga horária total de 108 horas-aula, a capacitação abrange disciplinas essenciais como Contrainteligência, Comunicações Sigilosas, Técnicas Operacionais (incluindo Disfarce, OMD), Recrutamento Operacional, Uso de Meios Eletrônicos e Introdução a Fontes Abertas, entre outras.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou a importância da inteligência para a segurança pública. “É imprescindível a capacitação na seara da inteligência, aliada às novas tecnologias e à operacionalidade. Essa formação deixará os senhores e senhoras aptos a contribuir significativamente com a segurança pública em suas instituições e em todo o nosso estado.”

A Aesp/CE já realizou mais de 5.270 capacitações neste ano, incluindo cursos de formação inicial para policiais militares e civis, além de treinamentos de ascensão funcional. “Essa capacitação contínua é essencial para nos mantermos um passo à frente das mudanças na criminalidade e na própria sociedade”, afirmou Barreto.

Ao todo, 30 alunos participam desta capacitação, sendo cinco policiais civis do Ceará (incluindo 2 delegados), 17 policiais militares do Ceará, dois policiais militares do Piauí, um bombeiro militar do Ceará, dois policiais penais do Ceará, um perito do Ceará, um militar da Marinha do Brasil e um auditor da Receita Federal.

Durante o evento, o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social do Ceará, Roberto Alzir Dias Chaves, destacou o papel essencial da inteligência na segurança pública. “Sem inteligência, sem informação qualificada, qualquer processo decisório fica prejudicado. O trabalho de vocês é de extrema relevância,” afirmou Alzir Chaves.

Ele também elogiou a atuação da Aesp/CE na formação de profissionais qualificados. “A Academia Integrada é um exemplo de sucesso no Brasil. Ela congrega policiais e peritos forenses em cursos integrados, fortalecendo nosso sistema de segurança pública.”

O secretário concluiu enfatizando o compromisso da SSPDS e da Aesp/CE com a qualificação constante dos profissionais de segurança. “Vamos continuar investindo em formação e qualificação para que nossos profissionais possam enfrentar os desafios da segurança pública de forma cada vez mais eficaz”.

A aula inaugural foi conduzida pelo coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, delegado Nelson Pimentel, com o tema “A Atuação da Inteligência de Segurança Pública do Ceará no Enfrentamento à Criminalidade”. Ele destacou o papel essencial da inteligência no combate ao crime organizado no estado.

“Nosso objetivo é fornecer informações e orientações para que as outras forças policiais possam atuar de forma adequada e eficiente no combate ao crime organizado,” afirmou Pimentel, que também enfatizou a necessidade de integração entre as instituições de segurança pública e a sociedade. “A inteligência é fundamental para antecipar as ações dos criminosos e tomar as medidas preventivas necessárias,” concluiu.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), delegado Leonardo Barreto;  o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias Chaves, o comandante do Corpo de Bombeiros da Capital, coronel Anderson Viana; o coordenador da Coordenadoria de  Inteligência (Coin) da SSPDS, delegado Nelson Pimentel; e o perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein de Oliveira.

O post Aesp inicia mais uma turma do Curso de Operações de Inteligência para Forças de Segurança apareceu primeiro em Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil do Ceará

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário