ADAPI informa novos prazos para vacinação contra febre aftosa

Piauí
Em decorrência da irregularidade de chuvas em 2013 a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e a Superintendência Federal da Agricultura suspenderam a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que aconteceria em maio, e anteciparam para julho a segunda etapa, que seria em novembro. Segundo a Agência a decisão está relacionada à situação nutricional dos animais que, em julho, ainda dispõem de pastagens que os manterão em condições adequadas para receber a vacina.

O membro da ADAPI, em Amarante(PI), Gerardo Lira, afirma que em novembro o bovino estará muito magro e não terá em condições de receber o produto biológico. “Não se pode inocular um produto biológico em um organismo fragilizado, pois a eficácia da vacina não será a mesma”, explica.

O município de Amarante conta com 12.5 mil bovinos. Como estratégia para o alcance da meta que é de 100%, a Adapi fará a vacina oficial, indo à propriedade após agendamento, e também a assistida, indo às propriedades mais propensas à febre aftosa. Como exemplo deste último caso estão as áreas contíguas a lixões e as propriedades onde acontecem as vaquejadas porque recebem animais de fora do município e/ou de outros estado.

Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário