Acusação de Donald Trump: o que você precisa saber

Acusação de Donald Trump: o que você precisa saber

Internacional

A acusação de Trump permanece selada, mas acredita-se que ele seja acusado de uso indevido de documentos confidenciais.

O indiciamento de Donald Trump por acusações de manuseio incorreto de documentos confidenciais em sua propriedade na Flórida trouxe atenção renovada para um dos casos mais notáveis ​​da história do departamento de justiça dos Estados Unidos.

As acusações federais representam o maior risco legal até agora para Trump, ocorrendo menos de três meses depois que ele foi acusado em Nova York de 34 crimes de falsificação de registros comerciais.

Aqui está o que você precisa saber:

Quais são as acusações?

  • Trump anunciou na noite de quinta-feira em seu site de mídia social Truth Social que os advogados do departamento de justiça informaram sua equipe jurídica de que ele havia sido indiciado. Trump disse que deve comparecer ao tribunal na próxima semana.
  • O ex-presidente teria sido acusado de sete acusações relacionadas ao manuseio incorreto de documentos confidenciais, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a acusação, mas não autorizadas a falar publicamente sobre isso.
  • As próprias acusações não são claras e permanecem sob sigilo, disse uma pessoa. Não ficou imediatamente claro se mais alguém seria acusado no caso.

Como surgiu este caso?

  • Funcionários da Administração Nacional de Arquivos e Registros procuraram representantes de Trump, após o término de seu mandato em janeiro de 2021, quando perceberam que material importante de sua época como presidente estava faltando em sua coleção.
  • Os documentos da Casa Branca são considerados propriedade do governo dos EUA e devem ser preservados, de acordo com a Lei de Registros Presidenciais.
  • Um representante de Trump disse aos Arquivos Nacionais em dezembro de 2021 que registros presidenciais foram encontrados na propriedade de Trump na Flórida, Mar-a-Lago.
  • Em janeiro de 2022, o Arquivo Nacional recuperou 15 caixas de documentos da casa de Trump na Flórida, dizendo posteriormente aos funcionários do departamento de justiça que continham “muito” material classificado.
  • Em maio de 2022, o FBI e o departamento de justiça emitiram uma intimação para os documentos confidenciais restantes em posse de Trump.
  • Os investigadores que foram à propriedade de Trump semanas depois para coletar os registros receberam cerca de três dúzias de documentos e uma declaração juramentada dos advogados de Trump atestando que os itens solicitados haviam sido devolvidos. Essa afirmação acabou por ser falsa.
  • Em agosto de 2022, funcionários federais com mandado de busca retornaram a Mar-a-Lago e apreenderam mais de 33 caixas e contêineres totalizando 11.000 documentos de um depósito e um escritório, incluindo 100 documentos classificados.
  • Cerca de 300 documentos com marcações de classificação – incluindo alguns no nível ultrassecreto – foram recuperados de Trump desde que ele deixou o cargo em janeiro de 2021.

O que é uma acusação?

  • Uma acusação é a acusação formal feita contra alguém depois que um grande júri – que é composto por membros da comunidade – vota e um número suficiente de membros concorda que há provas suficientes para acusar alguém de um crime.
  • A acusação contra Trump permanece selada. Assim que o documento for divulgado, ele apresentará o crime ou crimes que Trump é acusado de cometer.
  • Às vezes, as acusações incluem uma longa narrativa com muitos detalhes sobre as alegações, enquanto outras são mais básicas e apenas descrevem as acusações que o réu enfrenta.

O presidente Joe Biden e o ex-vice-presidente Mike Pence também tinham documentos confidenciais?

  • Sim, mas as circunstâncias de seus casos são muito diferentes da situação envolvendo Trump.
  • Depois que documentos confidenciais foram encontrados no think tank de Biden e na casa de Pence em Indiana, seus advogados notificaram as autoridades e rapidamente providenciaram para que fossem entregues. Eles também autorizaram outras buscas pelas autoridades federais para procurar documentos adicionais.
  • Não há indicação de que ambos estivessem cientes da existência dos registros antes de serem encontrados, e nenhuma evidência surgiu até agora de que Biden ou Pence tentaram ocultar as descobertas.
  • Isso é importante porque o departamento de justiça, historicamente, procura por obstinação ao decidir se deve apresentar acusações criminais.
  • Um conselheiro especial foi nomeado no início deste ano para investigar como os materiais classificados foram parar na casa e no antigo escritório de Biden em Delaware.
  • Mesmo que o departamento de justiça considerasse o caso de Biden passível de ação judicial com base nas evidências, seu Gabinete de Conselheiro Jurídico concluiu que um presidente está imune a processo durante seu mandato.
  • Quanto a Pence, o departamento de justiça informou sua equipe jurídica no início deste mês que não iria processá-lo criminalmente pelo manuseio dos documentos.

Uma acusação federal impede Trump de concorrer à presidência?


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa