Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio nos EUA com conhecimento e experiência

Educação

Um grupo de 28 estudantes e seis professores piauienses retornou de um intercâmbio educacional de 30 dias nos Estados Unidos. A viagem, resultado da vitória na primeira edição do Seduckathon, proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender em duas escolas americanas renomadas por seu ensino de tecnologia: a Worcester Technical High School e na Framingham High Schooll, ambas localizadas em Massachusetts.

O Seduckathon é uma competição de programação que desafia alunos a desenvolverem projetos inovadores que beneficiem a comunidade. Os vencedores da edição de 2023 tiveram a chance de vivenciar uma experiência educacional internacional, enriquecendo seus conhecimentos e ampliando suas perspectivas.

Artur, um dos estudantes participantes, destacou o impacto positivo do intercâmbio em sua formação: “Consegui absorver bastante coisa, tipo marketing, bastante aprendizado de marketing, robótica, programação e computação. Vai me ajudar muito na minha carreira, ajudar no currículo. Então, acredito que isso vai ser muito importante para que a gente possa ajudar o estado, passar a metodologia de ensino deles, trazer educação melhor, educação do estado ao todo.”

Além do bom aprendizado dos estudantes, a experiência dos professores piauienses também foi marcante para os professores, como relata a aluna Francisca Izamara de Sousa, aluna do segundo ano do ensino médio: “Eu adquiri conhecimento tanto para minha vida pessoal, quanto para minha carreira profissional. A galera fez muita pergunta para a gente, como foi a experiência, como foi estudar lá, como foi conhecer as pessoas, a comida, o lugar, enfim, várias coisas.”

O professor de desenvolvimento de software, Alan Costa, enfatizou a importância da iniciativa: “Essa foi uma missão que foi solicitada a gente pelo Governador e pelo secretário, e os próprios professores, diretores lá disseram: ‘Voltem para o Brasil, voltem para o Piauí e repassem tudo aquilo que vocês aprenderam’. E os nossos alunos foram para lá e fizeram bonito, foram muito elogiados, receberam premiações. Então valeu muito a pena.”

A segunda edição do Seduckathon já está prevista para 2025. Estudantes de todo o estado já se preparam para a competição, que exigirá a realização de uma prova objetiva de conhecimentos técnicos e de inglês, além da elaboração de projetos de programação e inteligência artificial que apresentem soluções para desafios da comunidade escolar.

O sucesso do intercâmbio demonstra o potencial dos estudantes e professores piauienses, além de destacar o compromisso do governo estadual com a educação inovadora e de qualidade. O programa promete abrir portas para novas oportunidades e inspirar futuras gerações de estudantes a buscar seus sonhos.

Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio nos EUA
Estudantes e professores piauienses retornam de intercâmbio nos EUA
Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário