Hoje, segunda-feira (14), celebra o Dia Nacional da Pecuária

Geral

Nesta segunda-feira (14), é celebrado o Dia Nacional da Pecuária. A data surge para nos lembrar da importância da atividade para o desenvolvimento do País. Muito além do valor econômico, a pecuária brasileira é responsável por levar à mesa de milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, um alimento de alto valor nutritivo: a carne.

Nossa produção atende o mercado interno e, também, centenas de países nas Américas, Europa e Ásia. A adoção de tecnologias na pecuária brasileira proporcionou a modernização do setor, com o incremento da produção e da produtividade, em bases sustentáveis.

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. A história da pecuária está ligada aos primórdios do planeta, quando os seres humanos domesticaram os animais, principalmente para facilitar a obtenção de alimentos e insumos.

Atualmente, a pecuária é uma atividade moderna e muito importante para a sociedade. Ela é responsável pelo fornecimento de alimentos para a população. As modalidades de pecuária são a extensiva e a intensiva. Já as tipologias da pecuária são a leiteira e a de corte.

A qualidade da carne produzida no Brasil é destaque em todo o mundo. A atividade cresce em rigor e amplia cada vez mais as tecnologias para a produção de uma proteína saudável, nutritiva e sustentável. É um setor que busca a cada dia atender às exigências do mercado consumidor que cresce e está mais consciente das suas responsabilidades com o meio em que está inserido.

O Brasil é um dos grandes produtores pecuários de todo mundo, fato que resulta na grande importância econômica dessa atividade para o país. Contudo, a pecuária produz muitos efeitos negativos no meio ambiente, como o desmatamento e a poluição.

A pecuária é uma atividade dividida conforme os elementos obtidos na sua produção. Sendo assim, essa atividade é caracterizada pelos diversos produtos oriundos das criações de animais. Os principais tipos de pecuária são:

• Pecuária leiteira: é caracterizada pela produção de leite. Esse alimento é o principal componente na fabricação de produtos como queijos e manteigas. A pecuária leiteira é bastante forte no Brasil, em especial, no estado de Minas Gerais.
• Pecuária de corte: está relacionada com a produção de carne. O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de carne. Os estados da região Centro-Oeste, por exemplo, têm grande tradição na pecuária de corte.

Contudo, a partir do desenvolvido da economia do país, a pecuária adquiriu maior destaque na economia nacional. As práticas pecuárias, antes restritas a criações extensivas voltadas para a subsistência familiar, foram transformadas ao longo do tempo.

Sendo assim, em especial no último século, as atividades pecuárias no Brasil se voltaram para os cultivos intensivos, baseados, principalmente, na grande produção de animais e na comercialização de carne para a exportação.

Hoje, segunda-feira (14), celebra o Dia Nacional da Pecuária
Dia Nacional da Pecuária | Crédito: Karla Neto
Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário