Dois óbitos foram confirmados na Bahia devido a um surto de botulismo, doença rara e grave que atinge o sistema nervoso. Além das mortes, outras três pessoas foram diagnosticadas com a doença, totalizando cinco casos confirmados. Um sexto caso, de um morador de Cícero Dantas, segue sob investigação. Os casos foram registrados em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal.
Mortadela de frango
De acordo com informações, Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quatro das cinco vítimas relataram ter consumido mortadela de frango no dia anterior ao aparecimento dos primeiros sintomas. O primeiro caso foi registrado em 17 de setembro, em Campo Formoso. Três pacientes seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, enquanto um já recebeu alta médica.
O botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum, que libera toxinas que afetam o controle motor, podendo levar à insuficiência respiratória e até à morte. A infecção ocorre principalmente pela ingestão de toxinas presentes em alimentos contaminados, produzidos ou conservados de forma inadequada, especialmente aqueles em conserva. A Bahia registrou 16 casos de botulismo entre 2014 e 2023.
A Sesab recomenda medidas preventivas como lavar e desinfectar superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos, tratar a água para consumo, evitar alimentos em conserva com embalagens danificadas e produtos de origem desconhecida, lavar as mãos com frequência, conservar alimentos em geladeira e reaquecer as sobras, além de ferver os alimentos por pelo menos 10 minutos para inativar a toxina.
Compartilhe este post