A Grécia, em particular a região do Lago Karla, está assistindo a um evento trágico em que mais de cem toneladas de peixes mortos estão se acumulando na costa.
Além disso, a ocorrência representa uma queda de 80% na atividade pesqueira. Estudos apontam que a causa da mortandade em massa está relacionada a fatores climáticos.
De acordo com os estudos, houve um período de seca extrema que levou à drenagem de uma grande quantidade de água do Lago Karla, afetando o ecossistema local.
“Há milhões de peixes mortos por todo o caminho do Lago Karla e 20 quilômetros (12 milhas) em direção ao mar”, disse Anna Maria Papaditriou, a vice-diretora regional da administração central da Tessália.
Além disso, as autoridades locais acreditam que o calor excessivo é um agravante para a situação. A combinação da seca e das ondas de calor resultou, portanto, em um nível de água extremamente baixo no lago. A ocorrência criou um ambiente insustentável para os peixes.
Por consequência, essa situação impacta diretamente a economia local, de modo especial o setor pesqueiro. A Câmara de Comércio da região aponta que a atividade pesqueira está suspensa, causando prejuízos aos pescadores.
O forte odor, proveniente dos peixes mortos, por consequência, está afugentando turistas e prejudicando o turismo na região.
Compartilhe este post