O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na última sexta-feira (15), da solene Celebração eucarística da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores e da Liturgia de Investidura com o Pálio ao arcebispo de Teresina, na Catedral Nossa Senhora das Dores.
A celebração contou com a ilustre presença do arcebispo italiano Dom Giambattista que foi nomeado Núncio para o Brasil pelo Papa Francisco, em 29 de agosto de 2020.
Na oportunidade, o gestor municipal, falou sobre a importância da festividade para a comunidade católica.
“Eu sou católico e apostólico.Acreditamos que uma festa como essa, em que o nosso Arcebispo Dom Juarez, recebeu o pálio, que irá nos representar junto ao Bispo, é algo divino e estamos muito contentes”, falou Dr. Pessoa.
Dom Jacinto Brito relatou sobre a emoção da festividade. “Eu tive um momento assim em Roma, há 11 anos atrás, na Basílica de São Pedro com o Papa Bento. E a gente renova essa alegria, não é algo pessoal pois estou aqui como pastor da igreja. Então, ver um irmão que agora é meu sucessor, investido do palio como eu fui investido há 11 anos atrás em Roma, agora investido pelo representante do Papa aqui no Brasil, nos dá mais certeza ainda do significado do pastor; está no meio do seu povo, com o símbolo das ovelhas e a responsabilidade de congregar com esse rebanho que lhe foi confiado. É um momento único e de expressão de fé para a nossa comunidade católica”, destacou Dom Jacinto Brito.
Dom Giambattista também falou sobre a experiência com os fiéis da Capital de Teresina. “Essa é uma grande festa para a cidade, é uma festa tradicional e popular para Teresina. Na ocasião, aconteceu a entrega em procissão do Pálio ao Arcebispo Dom juarez. Todos unem-se em conjunto em um momento de alegria, festividade para a classe política e civil que estavam aqui presentes. A igreja participa e compartilha essa festa com toda a cidade”, finalizou Dom Giambattista.
“Dom Giambattista é um arcebispo italiano, diplomata, teólogo e canonista. Sua designação como Núncio Apostólico no Brasil demonstra a importância atribuída pelo Vaticano às relações entre a Santa Sé e o país.”