Reescrevendo Bibliotecas: Desafiando o passado no Quênia

Reescrevendo Bibliotecas: Desafiando o passado no Quênia

Internacional

Virando a página do passado, transformando as bibliotecas públicas coloniais em Nairóbi.

Em Nairóbi, no Quênia, Wanjiru Koinange e sua co-fundadora da Book Bunk, Angela Wachuka, dedicam-se a restaurar e transformar algumas das bibliotecas públicas mais antigas da cidade, que remontam aos tempos coloniais – e atitudes.

Trabalhando em conjunto com o conselho municipal e envolvendo o público diretamente, eles garantem que essas bibliotecas e seus conteúdos reflitam os quenianos de hoje e abram caminho para futuros leitores.

Eles não querem apagar o passado – nem mesmo aqueles que tentaram apagar os africanos de sua própria história – e, em vez disso, optam por confrontar as visões coloniais por meio do engajamento público. Ao mesmo tempo, eles se concentram em incluir livros de africanos em vez de sobre eles, para apoiar múltiplas versões da história do Quênia que vão além da perspectiva colonial dominante anteriormente.

Rahab Wambui é um cineasta queniano independente que realizou vários documentários de curta e longa-metragem. Ela também trabalhou na televisão como produtora de séries e comissária de documentários por muitos anos e fez Conservation From Above para Africa Direct.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa