A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou na manhã desta segunda-feira (10), a solenidade de entrega de 55 cadeiras de rodas, por meio do projeto Vidas Sobre Rodas, e a entrega de kits de informática, através do projeto de Apoio às Entidades de Atendimento às Pessoas com Deficiência no Estado do Piauí.
As cadeiras de rodas são destinadas à pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, nos mais diversos municípios piauienses. Já os kits de informática, compostos por notebooks, projetores multimídia (datashow), impressoras multifuncionais e nobreaks, serão destinados às entidades sociais que prestam serviços às pessoas com deficiência nos municípios piauienses, com o objetivo de melhor estruturá-las.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, “Esses equipamentos vão permitir uma melhor gestão dentro das entidades. Então essa ação vai contribuir para ampliar e melhorar as políticas públicas de inclusão voltadas para as pessoas com deficiência do Piauí”, destacou o secretário.
A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Seid em Teresina, e contou com a presença de autoridades de municípios como Pimenteiras, União, Joaquim Pires e outras cidades beneficiadas com a ação.
Os equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Merlong Solano, que estava presente na solenidade. O deputado falou sobre a importância da destinação de recursos para projetos que beneficiem as pessoas com deficiência. “Essa é uma das funções do parlamentar, direcionar suas emendas para segmentos da sociedade que precisam ter acesso a determinados serviços e para os quais, muitas vezes, falta ao poder público, municipal e estadual, recursos suficientes para fazer tudo que precisa ser feito”, disse o deputado.
Na oportunidade, o parlamentar anunciou ainda a destinação de R$ 2 milhões em emendas para fortalecer o trabalho da Seid.
O jovem Miquéias Rodrigues, de 15 anos, recebeu uma das cadeiras de rodas e relatou a importância de um equipamento como esse. “Eu tenho hidrocefalia e mielomeningocele, então é muito importante para a minha locomoção, para a gente que quer sair pra algum lugar e não tem uma cadeira boa, essas cadeiras são ótimas, maravilhosas, pois são de qualidade”, declarou o jovem.
Fonte: Governo do Piauí