O West Ham superou uma espera de quase 60 anos por um troféu europeu quando o gol de Jarrod Bowen no final do jogo garantiu uma vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina na final da Liga da Conferência Europa.
Bowen aproveitou o passe brilhante de Lucas Paquetá aos 90 minutos e chutou Pietro Terracciano para garantir aos Hammers uma vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina em Praga na quarta-feira.
A vitória garantiu a primeira taça de prata do West Ham desde a FA Cup de 1980 e seu primeiro troféu europeu em 58 anos.
Bowen disse ao BT Sport: “Você sempre diz que quer marcar no último minuto e fazer isso aqui na frente desses torcedores. Achei que ia chorar”.
“Eu estou tão feliz. Não tivemos a melhor temporada, inclusive eu, mas para fazer isso esta noite, estou nas nuvens”, disse ele.
“Acho que na minha posição, você faz essa corrida 10 vezes e pode pegar a bola uma vez. Assim que você conseguir, você tem que guardá-lo.”
Bowen já havia vencido o pênalti com o qual Said Benrahma abriu o placar, mas Giacomo Bonaventura empatou apenas quatro minutos depois para a Fiorentina, da Série A.
A Fiorentina não teve resposta para o gol de Bowen, apesar de quase oito minutos de acréscimo, provocando grandes comemorações entre os jogadores do West Ham enquanto dançavam na frente de seus torcedores depois de conquistar o segundo título europeu do clube londrino e o primeiro desde o antigo Taça das Taças da Europa em 1965.
Dançando de alegria! ? pic.twitter.com/thBfMX3H4M
— West Ham United (@WestHam) 7 de junho de 2023
O West Ham terminou apenas em 14º na Premier League, mas ficou invicto em sua campanha europeia, passando pela qualificação antes de vencer 12 dos 13 jogos no torneio. A vitória também significa que a equipe ganha uma vaga na Liga Europa na próxima temporada.
“Tive uma longa carreira no futebol e não há muitos momentos como este”, disse o técnico do West Ham, David Moyes, cujo emprego estava ameaçado no início da temporada, já que o time lutava perto da zona de rebaixamento na liga. .
Moyes se tornou o primeiro técnico escocês a vencer uma competição da UEFA desde 2008, quando Alex Ferguson conquistou seu segundo título da Liga dos Campeões com o Manchester United.
A Fiorentina dominou a posse de bola no primeiro tempo e quase abriu o placar pouco antes do intervalo, quando um cabeceamento de Christian Kouame acertou a trave. Luka Jovic cabeceou para o rebote, mas o gol foi anulado por impedimento.
A Fiorentina espera ainda mais do que o West Ham por um título europeu, tendo também conquistado a Taça das Taças em 1961.
Tornou-se o primeiro clube a chegar à final em quatro grandes competições continentais e parecia ter feito o suficiente para forçar a prorrogação antes de deixar Bowen vencer a armadilha do impedimento para marcar o gol.
“Esta noite, honestamente, não imaginei que pudesse terminar assim”, disse o técnico da Fiorentina, Vincenzo Italiano.
Vincenzo Italiano ? #ForzaViola #Fiorentina #ACFForentina #UECLfinal pic.twitter.com/4xEMoSaAFK
— ACF Fiorentina Inglês (@ACFFiorentinaEN) 7 de junho de 2023
“Jogamos bem, tivemos chances, [and] empatou imediatamente após um pênalti que poderia ter acabado conosco. Reagimos, tivemos uma grande chance com o Mandragora”, disse.
“Depois com uma bola disputada no meio, não fizemos o movimento certo na defesa e acabou tudo. Os rapazes foram destruídos”, acrescentou.
Violência dos fãs
Mas o jogo e as comemorações pós-jogo também foram marcados pela violência.
O West Ham emitiu um comunicado condenando o comportamento de uma seção de seus torcedores depois que o zagueiro da Fiorentina, Cristiano Biraghi, sangrou por causa de um objeto atirado da torcida durante a partida.
O jogo ficou sem gols aos 35 minutos, quando Biraghi cobrou escanteio em frente ao final da Eden Arena, onde estavam os torcedores do West Ham. O jogador foi atingido pelo que parecia ser uma caneta vape enquanto copos e outros objetos choviam sobre ele.
Biraghi precisou amarrar a cabeça para continuar depois que o árbitro Carlos del Cerro Grande interrompeu brevemente o jogo e um anúncio no estádio emitiu um aviso para os torcedores pararem de jogar coisas e respeitarem os jogadores e árbitros antes que a partida pudesse continuar.
“O West Ham United condena sem reservas o comportamento de um pequeno número de indivíduos que jogaram objetos no campo durante a final da UEFA Europa Conference League desta noite”, disse o clube em comunicado.
Alguns torcedores do West Ham também entraram em confronto com a polícia de choque em Praga após a partida na noite de quarta-feira, quando uma briga começou depois que policiais tentaram confiscar um sinalizador aceso enquanto torcedores se reuniam na área da Cidade Velha da cidade.. A polícia de choque invadiu um grupo depois que eles acenderam um segundo sinalizador, com os fãs respondendo atirando nos policiais com garrafas e outros projéteis.
No início do dia, a polícia tcheca disse que deteve pelo menos 16 torcedores italianos depois de atacarem torcedores do West Ham do lado de fora de um bar, com vídeos compartilhados nas redes sociais mostrando cadeiras e fogos de artifício sendo lançados.
As comemorações foram inicialmente bem-humoradas após a partida, com foliões se abraçando e se beijando e dançando nas mesas dos bares.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post