Homenagem – A Câmara Municipal de São Francisco do Maranhão concedeu a Silvestre de Sousa, campeão mundial de turfe, o certificado de honra ao mérito nesta sexta-feira (25).
O momento solene contou com a presença da população franciscoense; de membros do Legislativo Municipal, a exemplo da vereadora Iverlene Ribeiro – autora do requerimento que homenageou Silvestre de Sousa; do empresário Adelbarto Santos; do ex-prefeito Jônatas Almeida, e também do vice-prefeito de São Francisco do Maranhão, Elson Ayres.
Os vereadores estão em recesso de final de ano, mas, segundo a autora do requerimento, a concessão do título havia sido aprovada na última sessão antes do encerramento das atividades de 2015.
Silvestre de Sousa foi homenageado na Inglaterra no final de outubro, quando recebeu o troféu de campeão das estatísticas britânicas, ocasião em que também foi homenageado pela rainha Elizabeth II. Durante a homenagem na Câmara de São Francisco, o foco dos discursos foi a dedicação, a força de vontade e o prazer do campeão em superar obstáculos.
“Quero alertar para que os nossos jovens busquem a oportunidade de vencer. Silvestre é um exemplo de persistência e vida para nós, e este é um momento significativo para todos nós. Essa ascensão de Silvestre chegou em um momento oportuno. Esse título é muito pequeno diante da grandeza que ele demonstrou para nós, mas diante da nossa pequenez essa é a homenagem que pudemos lhe fazer. Eu me sinto feliz por estar fazendo parte desta solenidade”, afirmou Iverlene Ribeiro.
Eugênio Ribeiro, esposo da vereadora, salientou a necessidade de uma rápida homenagem à mãe de Silvestre de Sousa, Dona Estelina de Sousa, por ser citada pelo atleta como elemento essencial nas suas conquistas. O pedido foi aceito pela Câmara e pelos presentes com registros fotográficos do corpo legislativo, de Dona Estelina e de Silvestre de Sousa.
Convidado para a mesa de honra, o empresário Adelbarto Santos acredita que o exemplo de Silvestre é de grande valia para a juventude franciscoense. “Este momento de hoje vai ficar marcado na história da nossa cidade pela importância de Silvestre de Sousa e por acontecer no Natal.
“O mais importante”, disse ele ao Somos Notícia, “é a gente entender a grandeza deste momento. Eu estou feliz por este acontecimento! Quando a gente tem um exemplo como o de Silvestre deve ser repassado aos jovens para que eles entendam que é possível vencer e que os sonhos podem ser realizados”
Ao lado da esposa, Victória de Sousa, e da Mãe, Dona Estelina, o campeão mundial fez uso da palavra para os agradecimentos. Ele foi rápido na sua fala. “Amigos, quero agradecer a todos vocês pelo apoio. A corrida de cavalos é um dos esportes mais difíceis, depois do futebol, e é um dos mais bonitos.”
Silvestre de Sousa conclui demonstrando o seu amor a terra natal. “Obrigado aos meus pais, que fizeram um grande trabalho. Obrigado aos meus irmãos por estarem aqui nesta festa comigo, e obrigado aos amigos franciscoenses. Aqui é minha terra natal e nunca me esquecerei das minhas origens”, encerra.
Edição, fotos e postagem: Denison Duarte