Durante 2022, carros elétricos e híbridos avançaram mais de 40% em vendas

Tecnologia

De acordo com os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) em 2022 foram emplacados mais de 49 mil veículos eletrificados em todo o país. Foram 49.245 veículos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV). Isto mostra um crescimento de 41% nas vendas em relação a 2021, quando foram comercializadas 34.990 unidades deste tipo. 

Em 2012 a ABVE começou os registros, desde esse momento dezembro de 2022 mostrou um dos maiores registros, foram 5.587 unidades emplacadas, ficando em segundo lugar. O mês de maior registro foi setembro, também do ano passado, com 6.391 unidades emplacadas. De acordo com esse registro, atualmente a frota de veículos eletrificados do país conta com 126.504 unidades.

Nos últimos cinco anos o crescimento nas vendas do setor tem sido constante e robusto. Somente em 2022 foram adquiridos 49.247 veículos eletrificados. Os mais procurados são os modelos híbridos. No total, 30.439 unidades híbridas foram comercializadas no ano passado, o que corresponde a 62% das operações no mercado neste segmento. A segunda alternativa mais procurada pelos brasileiros são os automóveis híbridos plug-in, com 10.348 unidades emplacadas e 21% de participação. 

Se destaca, apesar de estar em terceira posição, com 17% de participação, os veículos totalmente elétricos. Foram 8.460 unidades comercializadas durante o ano passado, dos quais 898 modelos foram emplacados no mês passado. 

Mesmo sendo comercializados a alguns anos, o país ainda não conta com nenhum plano de estímulo para o setor dos veículos elétricos. Assim como são poucos os serviços específicos para este tipo de veículos, como o seguro de auto. Mesmo assim, já se perfilam como uma opção viável diante dos veículos tradicionais movidos por combustíveis fósseis.

Além da alta na venda de veículos eletrificados, também é de se destacar o aumento da oferta disponível no mercado. Em maio havia apenas 70 modelos disponíveis para os consumidores, em dezembro os modelos disponíveis para os brasileiros já eram 128. 

Neste ano, está previsto que a oferta seja maior. Algumas montadoras como a BYD, CAOA Chery e a Great Wall Motor já fizeram importantes anúncios em relação à produção de veículos eletrificados (automóveis e ônibus inclusive) e baterias no Brasil. 

Isto é importante, não só pela possibilidade de colocar mais opções de veículos eletrificados no mercado nacional e com isso promover a Economia Verde. Mas também pelo benefício que pode trazer ao mercado de trabalho, pois a produção nacional destes veículos geraria novas fontes de trabalho e também requererá um maior desenvolvimento tecnológico. Em caso de o setor receber incentivos adequados, as tecnologias utilizadas poderiam melhorar ainda mais o produto e assim reduzir a emissão de CO2. Fato importante para atingir os objetivos de descarbonização e promover a industrialização.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa