Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), o Programa Centelha Piauí recebeu 416 ideias inovadoras provenientes de 37 municípios do estado. A lista com as 416 ideias selecionadas para a próxima Fase do Programa será divulgada até o final de setembro.
Ideias Submetidas
As principais temáticas das ideias submetidas foram: Tecnologia Social, com 128 ideias (30,8%), seguido de TI e Telecom, com 60 ideias (14,4%) e Inteligência Artificial e Machine Learning, com 34 ideias (8,2%). As temáticas e Automação e Química e Novos Materiais tiveram o mesmo número de ideias submetidas, ambas com 33, representando 7,9% do total. Outras temáticas contempladas foram Biotecnologia e Genética, Big Data e Internet das Coisas. Essas ideias poderão ser aplicadas em diferentes setores, como Educação, Comércio e Varejo, Saúde e Bem-Estar, Agronegócio, dentre outros. A maior parte dos proponentes são oriundos do Centro-Norte Piauiense e possuem pós-graduação (46,9%) ou ensino superior (44,5%).
Como funciona
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
Acesse http://www.programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.
Próximos Passos
Na segunda fase, os proponentes selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.
Já a terceira fase consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.
Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, até 61 projetos serão contemplados no Piauí, cada um com até R$53 mil em subvenção econômica, R$26 mil em bolsas de fomento, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do Programa. Ainda, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.
O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre e mercado no estado do Piauí, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.
O Programa Centelha Piauí é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). No Piauí, o Programa é executado pela Fundação CERTI, sob a gestão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).
Compartilhe este post