A destinação do lixo foi tema de debate na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Francisco do Maranhão nessa sexta-feira (1º).
O prefeito Adelbarto Santos foi convidado para participar da conversa sobre o tema. Houve a apresentação de um projeto, intitulado Meio Ambiente e Saúde, que foi elaborado por alunos do curso de Geografia com orientações sobre cuidados com o lixo como proposta de prevenção.
“Primeiramente será realizada uma reunião com os pais e professores para abordagem do tema e orientá-los para que, juntamente com a escola, possam adotar medidas para a execução desse trabalho”, afirmou a professora Elizane Silva, que apresentou o projeto ao público.
“Queremos agradecer pela apresentação desse projeto. A gente já criou a comissão e iremos publicar a portaria na segunda-feira para discutirmos sobre o projeto de lei que vai ser criado nesta Casa, pois ele vai ser muito importante e será o nosso desafio para o segundo semestre”, considerou o presidente da Câmara, Francisco da Padaria.
Como parte do projeto, diversas fotos foram produzidas às margens do rio Parnaíba e da BR-278, onde, segundo os registros do projeto, está sendo feito o descarte do lixo.
“Eu tenho certeza de que esse projeto vai ser concluído. Ele está muito bem elaborado e sem dúvida o prefeito vai se sensibilizar com esse pedido, não só na coleta de lixo como também nas demais demandas de Caraíbas do Norte”, pontuou o vereador Mundin Felipe.
Em sua fala, o prefeito Adelbarto sugeriu que o projeto seja apresentado também na prefeitura, pois, segundo ele, a destinação do lixo é um dos maiores problemas que o município enfrenta.
“O maior problema é onde colocar o lixo na cidade. As pessoas precisam entender que tudo começa na própria casa. Nós estamos dispostos a enfrentar esse problema e, principalmente, não abrir mão da parte educativa”, disse o gestor.
O projeto, de acordo com a professora Elizane Silva, visa ainda a realização de atividades educativas e pedagógicas, a exemplo de oficinas e palestras que serão ministradas por um ambientalista, um advogado e um profissional da Saúde para discussão de ações que possam contribuir para a adequada destinação do lixo.
Fotos do Projeto Meio Ambiente e Saúde
Colaboração: Vando Clepi