A Ditadura Militar na ponta da língua. Foi assim que os estudantes da disciplina de História do 3º ano do Polivalente de Ensino Médio das turmas A, B e C, se apresentaram na Exposição sobre o tema, realizada na tarde desta sexta-feira, 25.
De acordo com a explanação dos alunos, o período (a partir de 1964) foi marcado na história do Brasil em razão dos Atos Institucionais que geraram a ausência de democracia, a censura e a perseguição política.
Os fatos históricos, segundo eles, marcaram a sociedade da época. As músicas do cantor Chico Buarque de Holanda, cujas letras foram explicadas em detalhe pelos alunos, tiveram relevância durante os trabalhos em razão da Censura sofrida na época.
Em um ambiente decorado com preto e vermelho, simbolizando dor e sangue, a exposição continha fotos e relatos impressos, além de maquetes que fizeram o público rememorar parte da história que exerceu fortes influências na vida em sociedade nos tempos atuais.
A partir das 15h40, como parte da programação, os alunos se transformaram em atores e realizaram apresentações temáticas como danças, desfile, exibição de um coral e música instrumental – com o professor Eduardo. O desfile, inspirado em Zuzu Angel que foi homenageada por Chico na música Angélica, foi finalizado como um pedido por um mundo melhor onde a liberdade, o respeito, o amor e a paz possam ser uma tendência mundial.
Para a professora da disciplina, Sâmia Alves, a expectativa do evento foi superada. “Para mim, ultrapassou o que eu imaginava! Quando eu passei o projeto aos meninos, muitos nem conheciam Chico Buarque”, disse ela ao afirmar que o cantor é um dos artistas referenciados nos livros de história deste ano sobre a Ditadura Militar.
“Eles se interessaram e abraçaram a causa. Eu fiquei emocionada ao perceber essa paixão deles. Isso para mim foi gratificante, outro fator importante foi a iniciativa que eles tiveram em ajudar um ao outro”, encerra ao considerar que a exposição os fez refletir sobre o período em que os militares conduziram o Brasil.
Edição e postagem: Denison Duarte e Polivalente de Ensino Médio