Mais um grupo de pessoas assistidas pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz finalizaram as etapas do Programa de Tratamento de Dependência Química, neste domingo (01). Durante a solenidade, realizada em Timon-MA, cada um dos três graduandos receberam o certificado por terem concluído a graduação, que durou 12 meses.
De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, a graduação é a fase final do tratamento dentro da comunidade, a partir de agora eles voltam para duas famílias e para a sociedade, sóbrios”. Eles chegam aqui, junto com a família, totalmente debilitados em todos os sentidos”, destaca.
“Fico sem palavras e emocionado ao falar do Sr. Célio e Dona Eneida pela forma no qual fui acolhido por eles nessa instituição. Eles me estenderam a mão e acreditaram que eu iria conseguir. Hoje, saio daqui sóbrio e nem acredito que consegui passar todos esses meses limpo. Só por hoje!” disse o graduado Segisnando.
Respeitando as normas de saúde devido à pandemia, a graduação aconteceu somente entre os acolhidos.
A Fazenda da Paz é primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental, que hoje acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de 35.000 (trinta e cinco mil) atendimentos de familiares e dependentes químicos.
A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.
Ascom Fazenda da Paz
Compartilhe este post